Como fazer uma alimentação saudável

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

A nossa alimentação tem um papel muito importante em nossa qualidade de vida, sendo muito importante adotar uma dieta saudável e adequada ao nosso estilo de vida. O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares podem provocar um problema em sua saúde. Contudo, lembre-se: não existe nem um alimento que faz mal a você, mas existe a má alimentação. Com isso, não é necessário que você deixe de comer alguns alimentos para ter uma alimentação mais saudável. Para que você consiga fazer uma alimentação saudável com todos os alimentos, basta que você comece a fazer combinações certas dos alimentos, na quantidade adequada e adotar algumas regras em seu dia a dia.

Para uma alimentação saudável e equilibrada, é recomendada a ingestão de diversos tipos de alimentos todos os dias, incluindo:

  • 5 porções de frutas ou vegetais
  • 2 ou 3 porções de leite, queijo ou iogurte
  • 2 porções de alimentos ricos em proteínas com o peixe, carne, leguminosas ou ovos.
  • 5 ou 6 porções de hidratos de carbono: pão, massa, cereais, arroz e trigo.

alimentação 1

Dicas e regras para ter uma alimentação mais saudável

Adote algumas de nossas dicas em sua alimentação diária para ter uma alimentação saudável. Pequenas alterações em sua rotina diária e nos seus hábitos alimentares podem fazer toda a diferença e assim melhorar significativamente o seu bem-estar.
A primeira refeição do dia é a mais essencial para recarregar as energias e deve fornecer uma boa parte de nutrientes para o organismo.
Um café da manha saudável deve ser incluso cereais, leite meio gordo ou magro, e frutas. Estes alimentos proporcionam nutrientes muito valiosos, que ajuda na prevenção da ansiedade de comer snacks pouco saudável no meio da manhã.

  • Faça de 4 a 5 refeições por dia

É muito importante fazermos refeições ao longo do dia, não passando longos períodos de tempo sem comer. Procure não ficar mais do que 3h30 min. sem comer durante o dia, esta é uma das principais regras para uma alimentação saudável.Fazer pequenos lanches com frutas, iogurte, batidas com leite meio gordo, algumas nozes ou semente de girassol, podem ser muito valiosos contributos para o aporte de nutri

O limite de sal em uma dieta deve entes, energia e fibra. Além disso, auxilia para que você não coma muito na hora das refeições.

  • Reduza o açúcar

Os alimentos com uma grande quantidade de açúcar refinado resultam de processos químicos na sua produção e possui altíssimo índice de glicose, o que aumenta os índices de glicemia do corpo.

Reduza a quantidade de açúcar que você ingere diariamente, adotando este hábito como uma regra para a sua alimentação saudável.

  • Reduza o sal ser menor de 6g por dia (2.4g de sódio). Reduza a quantidade de sal que é usada nos cozidos, substituindo ele por ervas aromatizadas.

alimentação 2

  • Saboreie o que esta comendo

Muitas das pessoas comem por hábito e não por saborearem os alimentos que estão ingerindo. Quando você saboreia o que esta comendo você pode realmente descobrir o que você gosta ou não gosta de comer.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×