Como controlar a pressão alta para evitar a hipertensão – dicas, passo a passo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Como controlar a pressão alta, que resulta em hipertensão, causa vários problemas, muitas vezes, bastante sérios. A doença pode trazer dificuldades para os rins, o coração e até mesmo para o funcionamento do cérebro.

Para ficar longe dos perigos como controlar a pressão alta, confira a seguir algumas dicas importantes para evitar a hipertensão e se proteger sempre.

Pressão alta : Como evitar a hipertensão - dicas, passo a passo
Como controlar a pressão alta para evitar a hipertensão – dicas, passo a passo

 

Manter o peso ideal

O sobrepeso acaba sendo um dos responsáveis por sobrecarregar o coração, e quanto maior o grau, chegando até a obesidade, maior será a chance de hipertrofiar o músculo.

Mantenha o peso ideal, e não estamos falando para você conquistar um corpo malhado, mas apenas para evitar o sobrepeso e a obesidade, mantendo um peso equilibrado.

 

Pratique atividades físicas

As atividades físicas, principalmente quando são aeróbias, ajudam a melhorar o sistema pulmonar e circulatório, e evitam a pressão alta.

 

Reduza o sal

Chega a ser alarmante os níveis de sal que muitas pessoas costumam consumir ao dia, e com a retenção de líquido provocada por ele – a hipertensão se torna muito mais arriscada.

Tente diminuir a quantidade de sal utilizada para temperar a comida, e, além disso, reduza também o consumo de alimentos em conserva e dos enlatados.

 

Evite beber álcool

Você não precisa parar de beber, mas é indicado maneirar um pouco no consumo de bebidas alcóolicas, pois elas se tornam uma das principais vilãs contra a pressão alta.

 

Mantenha uma dieta saudável

Opte por gorduras que são mais saudáveis, frutas, verduras, cortes magros de carnes; legumes, além de suplementos naturais que potencializam ainda mais os resultados.

 

Cuidado com os medicamentos

Se o seu médico indicou o uso de algum tipo de medicamento tudo bem, mas nem pense em sair por aí tomando medicamento por conta própria, combinado? Isso pode causar o aumento da pressão alta, e muitos outros problemas perigosos. Medicação apenas com indicação médica!

 

Pare de fumar

O tabagismo eleva muito a pressão, e se já não bastasse esse problema, ele ainda compromete outras áreas da saúde. Pode parecer difícil parar de fumar, mas quanto antes você tomar essa decisão importante – melhores serão as suas chances de evitar problemas maiores.

 

Cuidado com o estresse

Sabia que o estresse também é um dos grandes responsáveis pelo aumento da pressão alta? Quando ele surge, é uma resposta que o corpo dá sobre as cargas fortes emocionais e físicas, que podem acarretar em doenças do coração e na hipertensão. Inclua atividades tranquilas ao longo do seu dia, tente controlar a emoção e procure um médico, caso tenha algum problema emocional sério.

 

Faça exames médicos

Contar com a avaliação de um médico ajuda a prevenir, identificar o problema no estágio inicial, além de trazer as soluções mais indicadas para você, caso o problema já tenha se instalado.

 

Medir a sua pressão

medir pressão
medir pressão

No mínimo duas vezes por ano, você precisa fazer isso, independente da sua idade, pois essa simples atitude ajuda a prevenir ou identificar os problemas de pressão alta.

 

O que achou do nosso artigo sobre Como controlar a pressão alta para evitar a hipertensão?

Gostou? Compartilhe!

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×