Como fazer poesia – como começar, dicas, passo a passo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Como fazer poesia, pois não é para qualquer pessoa, muitos tem dificuldade e quando o professor pede algo do tipo acaba suando frio. Mas vamos perder esse medo de fazer poesia, pois não é tão complicado assim, e depois que ler nossas dicas vai querer até escrever um livro de poesias. Ok, posso ter exagerado, mas que você vai perder esse medo, pode ter certeza que vai.

Carta de apresentação para emprego
Como fazer um bom churrasco
Como solicitar segunda via Fies

 

Vamos começar descobrindo a diferença entre poesia e poema, muitas pessoas ainda confundem e se você quer escrever uma poesia não pode confundir.

  • Poesia – ela não é um gênero textual, a poesia pode estar em uma música, por exemplo, ela não está relacionada a palavra escrita. Pode estar em diversas manifestações artísticas.
  • Poema – esse já é um gênero textual, é organizada em versos, prosa ou estrofes. O poema tem uma estrutura e pode ser considerado uma poesia.

 

Pronto, acho que agora ficou mais fácil, já que você sabe que a poesia pode ser feita de diversas maneiras. Uma poesia tem alma, tem amor, tem sentido e tem que ser um assunto envolvente.

 

Como começar

 

Vamos tratar aqui da poesia escrita, e você deve começar pensando no que quer falar. Não escolha um assunto que não faz sentido nenhum para você, escreva algo que mexe com você. Pode ser qualquer coisa, essa é uma forma de comunicação é você que vai escolher o que escrever.

 

Sua poesia pode ser melancólica, pode ser engraçada, romântica, quem escolhe o gênero será você. Como foi dito a poesia não precisa ter rima, você pode colocar rima ou não. Se preferir não colocar rima será mais fácil, é só escrever em frases e parágrafos curtos sobre o que você gosta e sente.

 

No caso das rimas você precisa decidir o que falar e depois começar a anotar palavras soltas sobre o tema, se quer falar sobre amizade, coloque palavras relacionadas. Depois de anotar as palavras é hora de começar. Faça a primeira frase e vá seguindo, você não vai acertar de primeira, então não fique se pressionando.

 

Se errar, tente mais uma vez, se não conseguir de primeira não desista, você vai conseguir, apague quantas vezes for preciso. Você pode usar a rima de várias maneiras, em uma poesia de quatro linhas você pode combinar a 1 com 3, 2 com 4, 1 com 2, 3 com 4.

 

Observe também o ritmo da sua poesia, ela precisa ter um ritmo, uma boa leitura. Não é simples, mas com o tempo você vai conseguir, quanto mais você fizer mais fácil será.

 

Escrever é uma ótima forma de pensar, sabe aqueles dias que você está triste e pensativo? Faça um bom aproveito dele e comece a escrever, você vai ver que escrever é uma boa forma de se expressar e até começar a pensar melhor sobre diversos assuntos. Uma vez que fizer isso não vai querer parar mais.

 

Você já escreveu alguma poesia? Ou fez algo que pode ser uma poesia, como uma pintura ou música? Conte-nos, pois queremos saber.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×