Como fazer um folder

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Você pode precisar de um folder por diversos motivos, pode ser para um trabalho de escola, faculdade, para sua empresa ou até ação social. O problema é que muitas vezes não sabemos fazer esse tipo de coisa e queremos algo mais profissional. Mas para você não precisar gastar dinheiro contratando alguém para fazer, vamos te ensinar e mostrar como fazer um folder.

Dicas para controlar o seu orçamento – Muito importante hoje em dia
Modelo de currículo – Como Fazer um Bom
Carta de apresentação para emprego – modelos de como fazer

 

No final do artigo você vai ter um folder bem produzido e com cara de profissional, quem sabe pode até começar a fazer folder para outras pessoas e empresas. Então vamos começar.

 

A primeira coisa que deve fazer é procurar referências, pesquise folder de grandes empresas para tirar ideias. Na internet você encontra muitas amostras sem dificuldade, é legal observar os modelos se colocando no lugar da pessoa que vai receber, veja se o modelo que escolheu é bonito, se é fácil de ler, se diz tudo o que precisa, se chama atenção, entre outras coisas.

 

Assim que escolher o melhor modelo para você, é hora de começar a produzir, você vai precisar de um programa para produzir o folder. Se já conhece um programa legal e tem facilidade de usar ele, ok. Se não conhece nenhum programa pode usar o QuarkXPress ou o Adobe InDesign.

 

Esses programas são muito bons, mas se você é leigo vai encontrar um pouco de dificuldade. Mas nossa dica é começar a usar e mexer, só assim você vai aprender a fazer. E se não tem esses programas pode baixar para teste e fazer, se gostar depois você compra.

 

Como fazer um folder

 

Nesse momento você deve lembrar dos modelos que mais chamaram sua atenção, você não pode copiar igual você viu, mas pode montar usando vários modelos que viu na sua pesquisa. Quando começar você deve pensar que as pessoas quase nunca leem tudo, então coloque o principal no inicio e com palavras em destaque.

 

Para ajudar você pode fazer um modelo de rascunho à mão no papel, dessa forma você vai ter mais noção de como vai ficar. Pense em títulos atraentes e imagens legais. Não exagere nas imagens nem nas fontes, é legal usar apenas três tipos de fonte diferente ou até menos e use fontes fáceis de ler, nada de letras muito elaboradas.

 

Use um tamanho de letra um pouco maior que o comum, se você está acostumado com o tamanho 12, use 14 ou maior. Textos pequenos e difíceis de ler não são chamativos e a chance de alguém ler diminui. Coloque fontes maiores nos títulos e subtítulos para destacar e diferencia-los.

 

Não exagere na sua linguagem, quanto mais clara, melhor, assim qualquer pessoa vai poder entender e captar o que você quer passar. Não escreva demais também, faça um resumo do que pretende falar.

 

Um design limpo e moderno é bem mais atrativo, use imagens, mas não exagere, escreva, mais não exagere. Lembre-se, menos é sempre mais. Isso também vale na hora de escolher as cores. Se você tem uma logomarca use apenas as cores da logo. O ideal é que o folder tenha no máximo três cores.

 

Se não tem logomarca a dica é escolher cores que combinam com as imagens que colocou, é interessante ficar sempre na mesma paleta de cor. Depois disso seu folder já está pronto, se você tem um pouco de dificuldade de trabalhar com o programa vai levar um tempo maior, mas para produzir um bom folder com duas horas ele já está pronto. Isso claro, se você já tem os textos escritos ou pensados.
Depois é só imprimir, nossa dica é procurar uma gráfica para fazer o serviço, não é legal produzir um folder bonito e moderno e depois usar a impressora de casa.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×