Como funciona o cartão de crédito e seu estorno de compra

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Muitas pessoas tem dúvida de como funciona o cartão de crédito, pois ele pode ser um grande aliado, desde que o usuário faça uso consciente do cartão, saiba comprar com prudência e principalmente, faça o pagamento total da fatura.

Em todo o Brasil, o cartão de crédito é amplamente utilizado, seja em postos de combustíveis, drogarias, supermercados, hotéis, lojas em geral e o cartão de crédito vem sendo cada vez mais utilizado também na internet, pois tem crescido o número de brasileiros realizando suas compras através das lojas virtuais.

 

Mas quem utiliza o cartão de crédito, sabe que pode acontecer de uma cobrança ser feita de forma indevida e neste caso deverá ser feito o estorno da compra realizada no cartão de crédito.

O estorno também pode acontecer quando o consumidor desiste da compra e neste caso, deverá ter o valor cobrado, restituído.

E pode ocorrer ainda de ser cobrada uma compra que não foi realizada pelo cliente que neste caso, também terá direito ao estorno do valor.

 

Outro fato que pode acontecer, é na hora de passar o cartão de crédito na “máquina”, aparecer no visor que houve algum erro na transação, quando na verdade a transação foi realizada. Neste caso, o atendente irá solicitar ao usuário do cartão que digite novamente sua senha e o resultado será que a cobrança será feita 2 vezes.

Quando isto acontece, geralmente o próprio sistema da administradora do cartão detecta que a transação foi duplicada e em até 3 dias uma das compras é automaticamente cancelada.

No caso da cobrança vier duplicada na fatura, então o usuário do cartão deverá se dirigir ao estabelecimento, apresentar a nota fiscal do dia da compra juntamente com a fatura para comprovar que o pagamento foi feito de forma duplicada e assim, o estabelecimento irá providenciar o estorno, ou então, poderá entrar em contato direto com a operadora para ver se é aconselhável ter alguma outra atitude para que o estorno seja providenciado.

 

Quando o cliente cancela a compra no mesmo dia em que foi feita, poderá verificar junto ao próprio estabelecimento onde adquiriu o produto, sobre a possibilidade do estorno ser feito. No caso do estabelecimento não tiver como providenciar este estorno, então o consumidor deverá entrar em contato com a empresa administradora do seu cartão de crédito.

 

O estorno é um procedimento muito comum entre as operadoras de cartão de crédito e tem como finalidade, cancelar os valores que foram cadastrados na fatura do cliente. É a reposição de um valor que foi cobrado do cliente de forma irregular, ou até foi feito de forma regular, mas o cliente pode ter desistido da compra e neste caso tem direito a ter o valor estornado.

Importante ressaltar que o estorno não se trata de um reembolso em dinheiro e sim, é a reposição de um débito que foi feito.

 

O Decreto 6523/08 diz que, no caso de uma cobrança indevida, esta deverá ser suspensa imediatamente e a solução deverá ser apresentada no máximo em 5 dias úteis e o crédito já deverá estar disponibilizado na próxima fatura do usuário daquele cartão.

Se o usuário do cartão tem direito a um estorno e ao receber a fatura verificar que este não se encontra no boleto enviado, deverá entrar em contato com a administradora do seu cartão de crédito, para que esta fatura seja cancelada e uma outra lhe seja enviada, onde estará constando o estorno que lhe é de direito.

 

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×