Qual é o prazo de compensação bancária

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O crescente número de pessoas utilizando o cartão de crédito para pagar suas compras vem aumentando muito nos últimos anos, principalmente agora com a internet, onde compra-se de quase tudo online e o pagamento é sempre através de depósito bancário, boleto ou cartão de crédito e com isto, o número de pessoas que emitem cheques vem só diminuindo.

Como cancelar seguro do cartão de crédito
Como preencher nota promissória corretamente – confira dicas
Modelo de currículo – Como Fazer um Bom

Mas ainda são muitas as pessoas e empresas que utilizam cheques para efetuar o pagamento de suas compras e uma das dúvidas de quem recebe cheques, é sobre o prazo de compensação bancária, pois se você depositar um cheque hoje em sua conta, vai ter que esperar um certo período para que finalmente, o dinheiro entre em sua conta.

 

A compensação bancária trata-se de um período necessário para que as instituições financeiras possam fazer todos os acertos referentes aos cheques que vão sendo depositados diariamente. Todos os bancos são obrigados a participar desta compensação bancária.

 

De acordo com o próprio Banco Central do Brasil, a atual regulamentação para “compensação de cheques”, determina que o prazo que o cheque fica bloqueado varia, dependendo por exemplo, do valor do cheque.

O prazo para a liberação do cheque começa a contar a partir do dia útil depois da data do depósito e de acordo com o valor do cheque, sendo:

-para cheques com valores inferiores a R$ 300,00 o prazo de compensação é de 2 dias úteis;

-para cheques com valores igual ou superior a R$ 300,00 o prazo é de 1 dia útil.

 

Estando tudo ok com o cheque depositado em sua conta, após o prazo de compensação o valor estará disponível para saque no dia útil depois do último dia referente ao bloqueio para compensação.

Mas se for para compensar algum débito na conta corrente da pessoa, o valor do cheque já estará disponível no período da noite referente ao último dia do bloqueio para compensação.

 

Mas há alguns fatores que podem influenciar no prazo de compensação bancária, por exemplo, se houver um feriado local no município onde o saque será sacado, o prazo de compensação aumentará em 1 dia útil.

 

E é preciso ficar atento também ao prazo para que o cheque é devolvido, pois infelizmente, o número de cheques devolvidos o país continua alta.

Assim que o cheque é bloqueado, ele deverá ser devolvido e ficará à disposição do cliente no seguinte prazo:

-até 2 dias úteis, se o depósito for realizado na mesma praça de relacionamento com o cliente;

-até 7 dias úteis, para os depósitos feitos fora da praça de relacionamento com o cliente.

 

É importante ressaltar que nenhum banco poderá cobrar tarifa pela compensação de cheques, pois este serviço é considerado um “serviço essencial”.

 

E o cliente precisa ficar atento às novidades de seu banco, pois com o rápido avanço da tecnologia, novas soluções vão chegando ao mercado, por exemplo, os clientes do banco Bradesco já podem utilizar a compensação de cheques por meio da fotografia do cheque, feita através do smartphone.

Se você é cliente do Bradesco, converse com o seu gerente e informe-se sobre esta novidade que já é mais um grande avanço e que beneficia bastante os correntistas.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×