Como financiar uma construção?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O credito imobiliário normalmente é utilizado pelo comprador do imóvel após a entrega das chaves. Mas, no entanto, de um tempo para cá, é possível ter acesso ao financiamento bancário antes mesmo da construção ficar pronta. Recorrer a esta modalidade exige o máximo de cautela do consumidor, que de R$ 656 mil (imóveis de R$ 300 mil) ou 10% a mais, caso opte por créditos com imóveis ainda na planta.

Como funciona

Veja agora o que é necessário para financiar o valor da construção:

  • O terreno precisa estar em seu nome e à documentação (escritura e registro) dele precisa estar regularizada.
  • Antes que você solicite o financiamento da construção, é necessário que procure um engenheiro para realizar o projeto de toda a obra, indicando inclusive as etapas que serão feitas durante o processo de construção. Caberá ao engenheiro também determinar o projeto construtivo com relação dos materiais e o custo de cada etapa da obra.
  • Depois da planta da casa pronta, você deverá se submeter o pedido ao pedido de financiamento na Caixa, juntamente com o projeto que foi elaborado pelo engenheiro. A Caixa irá validar o projeto e fazer a avaliação devida da documentação e estando tudo certo será liberado o financiamento, mas caso você fique com medo de gastar este dinheiro, não se preocupe, você não ira receber este dinheiro e sim um sinal para poder começar a construção do imóvel.
  • Então segundo o cronograma definido pelo engenheiro e aprovado pela Caixa, você deverá fazer a execução da primeira etapa do projeto e para isso deverá fazer a execução da primeira etapa com os seus próprios recursos. Assim que finalizar a primeira etapa, o engenheiro da Caixa irá ate a obra, se estiver tudo certo você recebera da Caixa uma quantia referente ao quanto gasto na primeira etapa. Agora já é possível iniciar a segunda etapa utilizando seus próprios recursos. Quando finalizar a segunda etapa, o engenheiro vem e valida sua construção, ai a Caixa novamente pagara o valor gasto referente a esta etapa, e assim vai até que sua construção seja finalizada.

a

Faça uma simulação clicando aqui.

Vale a pena fazer o financiamento da construção?

Para valer a pena realizar o financiamento, alguns elementos precisam ser analisados para que ele faça sentido, entre os elementos eu considero que quando a pessoa tem toda documentação em dia, tanto do terreno como o seu, se você não tem pressa e tem uma boa renda para pagar pelo menos a 1° etapa creio que pode ser uma boa realizar o financiamento, mas lembre-se o financiamento deve ser feito somente em últimos casos.

Importante

Diferentemente das instituições financeiras, quando a negociação é com a construtora, enquanto não receber as chaves, o cliente não pode arcar com taxas de juros, a prática é considerada abusiva. Se na hora de ler o contrato de compra for constato a cobrança de taxas de juros, ou qualquer outra taxa, portanto o consumidor deve recusar a aceitar e solicitar para que a empresa altere o contrato. Na negociação com a própria incorporadora, o único valor a mais que o comprador terá que desembolsar durante a obra, será somente para arcar com os reajustes do saldo devedor que são corrigidos pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que mede a infração do setor. Além disso, os juros bancários do financiamento dificilmente serão menores do que o INCC. No ano passado foi feita uma pesquisa pelo Ibre / FGV (Instituto Brasileiro de Economia/Fundação Getulio Vargas) de janeiro a dezembro as taxas das empreiteiras chegou a 7,23%, já a taxas de aquisição de créditos imobiliários é de 7,8% ao ano.

1

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×