Dicas para controlar o seu orçamento – Muito importante hoje em dia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Em época de grise manter o controle orçamentário e evitar gastos extras é essencial para uma vida financeira saudável e mais tranquila, entretanto controlar o orçamento é algo de extrema dificuldade para algumas pessoas. Grande parte desta dificuldade vem de não conseguir identificar o que ocasiona o excesso dos gastos.

Matrícula digital 2016 RJ – quando começa e dicas para matrícula Rio Educa 2016
Modelo de currículo – Como Fazer um Bom
Carta de apresentação para emprego – modelos de como fazer

Pesquisas indicam que a maneira mais fácil de identificar o que excede os gastos, ou onde ocorre o excesso de gastos, é adotando o uso de um orçamento de preferência anual, seja usando uma planilha ou escrevendo no papel, o importante é que se tenha uma forma de anotar e visualizar os gastos como um todo.

Este processo facilita a visualização dos gastos e de uma maneira que seja possível se antecipar a uma falta de recursos.

Antes de mais nada, não existe uma formula mágica para controlar seu orçamento, cada pessoa tem suas necessidades particulares, e os gastos variam muito de acordo com a quantidade de integrantes de uma família e da idade dos mesmos.

Um exemplo simples de gastos que atrapalham o controle de orçamento são os gatos extras ou não planejados, na maior das vezes não há uma renda reservada para este tipo de evento e isso faz com que valores já destinados a outros fins sejam usados.

Segue abaixo algumas dicas para controlar o seu orçamento, adotar essas dicas pode tornar mais fácil manter o seu orçamento saudável.

Dica 1: Como dito anteriormente, anote os seu gastos e ganhos, diários ou mensais. Este processo ajuda a ver para onde os gastos são direcionados;

Dica 2: Sempre mantenha uma reserva para os gastos não planejados ou até mesmo para situações imprevisíveis como doença e desemprego. O ideal é que essa seja adicionado mensalmente de 10 a 20% da sua renda mensal.

Dica 3: Dê preferência a compras à vista. Assim é possível conseguir um desconto. Portanto compensa mais, economizar alguns meses e comprar o valor à vista, do que fazer parcela, devido ao acréscimo de juros, de alguns tipos de parcelamento e   o valor parcelado sempre é maior do que o avista.

Dica 4: Ao fazer Compras no supermercado, utilize uma lista com os produtos de sua necessidade. Isso evita que falte algo essencial e seja necessária uma nova ida ao supermercado e também evita o valor da renda destinada as compras de supermercado seja utilizado para com a compra de outros itens supérfluos.

Dica 5: Antes de fazer compras pesquise os preços, vá em diversos estabelecimentos e compare.

Dica 6: Trabalhe com apenas uma conta corrente, evite ter conta em vários bancos ou ter várias contas em um único banco, isso facilidade no controle das compras, taxas, operações ou tarifas lançadas.

Dica 7: Não aceite todo e qualquer produto oferecido pelo banco, contrate apenas aqueles que realmente precisa, está uma forma de cortar gastos extras. O mesmo se aplica aos cartões de crédito.

Dica 8: Evite pagar contas em atraso, devido ao acréscimo de valores como juros e multas. O mesmo vale para os cartões de crédito aonde é necessário dar uma atenção maior também, aos pagamentos do valor mínimo da fatura. O percentual de juros de cartões de crédito é muito alto, o significa que tanto o atraso quanto o pagamento mínimo devem ser evitados.

Dica 9: Se planeje, nunca gaste mais do que você recebe.

Dica 10: Evite gastos supérfluos como contas de telefone e celular com valores altos, este tipo de atitude só valida caso o uso deste tipo de aparelho seja destino ao seu trabalho.

Dica 11: Economize, adote um método de vida econômico, gaste menos com água (diminua o tempo do banho, lave roupa em maior quantidade e menos dias da semana), economize energia (evite aparelhos eletrônicos ligados ao mesmo tempo, não mantenha lâmpadas acessas em cômodos vazios). Lembre se sempre o excesso de consumo, em um excesso de gastos.

Dica 12: Final de ano apesar de ser uma época lembradas pelos gastos, aproveite o aumento da renda nesta época do ano aproveite para quitar algumas dividas, está é uma forma de começar o ano seguinte mais leve.

Dica 13: Caso seja necessário contratar algum financiamento ou empréstimo, pesquise as taxas de juros, calcule, procure sempre a melhor opção antes de contratar.

Analise as dicas para controlar o seu orçamento, mencionadas acima, veja qual ou quais melhor se aplica a sua rotina, e estilo de vida. Caso não consiga adotar todos os processos de início, comece aos poucos, adote um processo por vez.

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×