Dicas para estudar – Aprenda todas as técnica para render mais

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Dificuldade para memorizar o conteúdo de alguma prova ou para o vestibular, você lê e no final, não compreende nada ou não tem a sensação de que não aprendeu.

Em uma época em que a concorrência nos vestibulares, só aumento é importante utilizar algumas técnicas que ajudem a lidar toda a pressão que existe nesse momento.

Como fazer um cronograma – dicas, passo a passo
Contrato de comodato
Modelo de currículo atualizado

Segue abaixo algumas 8 dicas para estudar que tem como objetivo facilitar o processo de aprendizagem e melhorar a concentração.

Dicas para estudar 1: Crie um grupo de estudos

Crie um grupo de estudos, é excelente para pessoas hiperativas que não consegue ficar muito tempo sentado, sem ter uma interação com o mundo ao seu redor, além de que é uma forma de ensinar e aprender com a troca de conhecimento. É importante que no grupo de estudo os assuntos abordados sejam sempre pertinentes ao tema estudo, assim se evita a dispersão do grupo.

Dicas para estudar 2: Desista dos seus objetivos

Não desistam na primeira dificuldade, aprender é um processo árduo que exige persistência, até um pouco teimosia é permitido. Pois como já mencionado para que o conteúdo se mantenha ativo em sua mente, é necessário usa-la, não adianta passar dias sem estudar.

A cada dia que você estuda ou revê este assunto ele fica mais claro em sua mente. O ideal é estudar todos os dias, caso não consiga defina uma rotina que lhe permita estudar a maior quantidade de vezes possível.

Dica para estudar 3: Passe o seu conhecimento para os outros

Uma das dicas para estudar é que ensinar também é um método de aprender. É uma forma de rever o conteúdo que você já domine, para explicar qualquer assunto é necessário organizar os pensamentos de forma coerente e este processo de rever o assunto melhora a memorização do tema em sua mente.

Dica para estudar 4: Tenha objetivos estabelecidos

Como viajar se você não sabe para onde ir? Ninguém vai pegar um carro juntar suas economias e começar a viajar sem ter um roteiro, um destino ou objetivo. A não ser é claro este seja o objetivo.

Então porque estudar sem ter um objetivo, sem uma definição do que fazer com este conhecimento, como já foi comentado o nosso cérebro só armazena aquilo que exercitamos, usamos nos nossos dias, portanto para estudar antes saiba o que você fara com este conhecimento.

Dicas para estudar 5: Faça anotação, rascunhos, resumos

Escreva sempre, apesar de cansativo e para os adeptos da tecnologia um pouco trabalhoso, escrever ainda é a forma mais fácil de aprender, pois essa função usa muitas áreas do cérebro e para o processo de aprendizagem quanto mais áreas afetadas melhor.

Dica para estudar 6: Se conheça identifique o seu melhor horário para estudar

Assim como cada pessoa tem uma forma de pensar, também existe um horário onde o seu rendimento é melhor, onde a sua concentração e capacidade de aprender é maior. Portanto, se conheça, descubra o melhor horário para estudar, se no período da manhã você não consegue se concentrar, estude à tarde, se a tarde você fica com sono e estude a noite. Crie os seus horários.

Dica para estudar 7: Procure praticar o que sabe

Busque sempre fazer questões ou responder provas antigas, assim você coloca o seu conhecimento em prática, lembrando para que o conhecimento não seja esquecido ele precisa exercitado. Está é uma excelente forma de fazer isso.

Dica para estudar 8: Crie um tempo para você

Das dicas apresentadas essa talvez uma das mais importantes para um melhorar o desempenho para estudar. É necessário ter um tempo seu seja para fazer algum exercício, ou simplesmente para descansar nem que sejam alguns minutos, antes de voltar aos estudos.

Exercícios físicos aumenta a oxigenação no cérebro isso melhora a sua capacidade de concentração e memorização, tentei deixar de 10 a 30 minutos do seu dia para a prática de algum exercício físico.

Se você já tentou várias vezes e não importa quantas vezes tente não consegue se concentrar, pare tome um banho, ou simplesmente descanse, forçar o seu organismo quando se está em uma situação de stress só dificulta o processo de aprendizagem, e gerará mais stress,  pois quando estamos nesses momentos todo o conteúdo se torna inútil pelo fato de que o cérebro não consegue mais concentrar e absorver o conteúdo.

 

 

 

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×