Eleições – tudo sobre ela, como funciona dicas, passo a passo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

As eleições no Brasil sempre são um assunto polêmico e que desarada a muitos, porém mesmo assim muitas pessoas não sabem apo certo como funciona uma eleição, o passo a passo e tudo que ocorre em relação esse ato obrigatório e que deixa a desejar tantas vezes.

Carta de apresentação de emprego
Modelo de curriculo – atualizado
Ordem de serviço

As eleições no Brasil são feitas através do voto direto, obrigatório e secreto. O Brasil é um país que teve sua primeira lei determinada em registros em 532, sendo escolhido como representante do conselho da Vila de São Vicente. Hoje em dia as eleições ocorrem a cada dois anos, o que resulta que as eleições ocorrem apenas em anos pares, para facilitar o cronograma para a população. Apesar das eleições ocorrerem a cada 2 anos, para os cargos de senadores a eleição ocorre a cada 8 anos e os demais cargos eletivos a cada quatro anos.

As eleições são divididas em dois grupos sendo, eleições federais e estaduais para os cargos de Presidente da repúblico e vice, senados, deputado federal, governador e vice, deputado estadual. O outro grupo eleições municiais para os cargos de prefeito e vice, além dos vereadores.

As eleições costumam acontecer em outubro para os cargos do poder legislativo (senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores), esses cargos são disputados em apenas um único turno, sem precisar haver o segundo turno como podemos ver em diversas eleições para outros cargos. Já para os cargos executivos  como Presidente, governadores e prefeitos é muito comum que haja os segundo turno que também costumam ser realizados ao último domingo de outubro.

Quem deve votar

As eleições no Brasil são obrigatórias porém há suas exceções. Segundo a Constituição Federal o voto das eleições são facultativos para os analfabetos que também possuem o direito de votar e as pessoas com mais de 70 anos também tem direito ao voto facultativo. Para quem tem 16 anos o voto também é facultativo ou seja não são obrigatórios. Para os cidadãos entre 18 e 70 anos o voto é obrigatório. Em caso de ausência é necessário justificar se dirigindo até o cartório eleitoral, ou no local da votação justificando. Caso não justifique será cobrada uma multa que poderá ser paga em qualquer cartório eleitoral. Em 2000 foram aplicadas as urnas eletrônicas visando facilitar a contagem de votos, evitando erros, tornando as eleições mais rápidas com menos filas.

Dicas

A votação para muitas pessoas por ser um ato obrigatório é um dia desgastante onde se precisa sair de casa e votar, porém o voto é de extrema importância para conseguirmos políticos melhores e mais competentes, que possam melhorar a vida da população brasileira, por isso o dia da votação é muito importante verificar se seu título está em dia, verifique o horário da votação que costuma ser das 8 horas da manhã até 20 horas, porém para os eleitores votarem é apenas das 8 da manha as 18 horas da tarde.

É necessário levar os seguintes documentos a carteira de identidade, carteira profissional,, carteira de habilitação.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×