Estatuto do deficiente do Brasil – Saiba tudo sobre ele

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O Estatuto do deficiente vem lutando contra a falta de acessibilidade no decorrer do seu dia a dia, como avisos em braile para cegos, vias de passagens para cadeirantes nos estacionamentos, dos estabelecimentos.
Assim conforme os anos vão passando a qualidade de vida dos portadores de deficiência vem melhorando, recentemente no país, entrou em vigor o estatuto da pessoa com deficiência, esse estatuto foi criado para facilitar a vida do deficiênte brasileiro, e combater a falta de acessibilidade, o preconceito e a discriminação, saúde, educação etc, para melhoria de sua qualidade de vida.

Saiba tudo sobre o FIES – dicas, passo a passo
Saiba tudo sobre contrato social para sua empresa
Modelo de currículo – Como Fazer um Bom
A lei cujo foi vetada pela Presidenta Dilma Rouseff, ela condiz que as empresas deveriam contratar pelo menos 1 portador de deficiência para cada 100 trabalhadores, com direito a fundo de garantia pelo tempo de serviço em que o portador estiver afastado, por conta da encomenda de sua prótese para continuar o seu trabalho.
Cotas no mercado de trabalho é uma lei em andamento importantíssima no Brasil. De acordo com a taxa de índice do IBGE temos 6,2% dos brasileiros portam algum tipo de deficiência sendo em maioria da ocupação são para os portadores de deficiência visual com 3%.
Acesso, praticidade e direito de ir e vir

As pessoas com deficiências também tem o direito de ir e vir, porém em algumas partes do estado não condiz com com o ditado, a falta de acessibilidade ainda esta presente em alguns pontos da cidade nos mercadinhos de bairro, em alguns bancos, calçadas pouco espaçadas, nos prédios públicos, praças públicas e etc.
Deficiência no mundo
Uma pesquisa da ONU (Nações Unidas) afirma que existem 450 milhões de seres humanos portadores de deficiência física ou mental no planeta Terra. Sendo 12 milhões de brasileiros. Muitas dessas pessoas são moradoras de países do terceiro mundo, em desenvolvimento.
Dentre os deficientes vem de algum dos motivos como, acidentes de transito deixando pessoas paralíticas ou tendo que amputar algum dos membros, doenças incapacitantes, cegueira, paralisia, epilepsia entre outras doenças.
Inclusão Social
Desde o ano em que foi insculpida a inclusão social dos indivíduos, até hoje, o seguimento de exclusão social das pessoas vem melhorando, porém a sociedade desde os seus primórdios vem impedindo, diminuindo a qualidade de vida dos portadores com atitudes preconceituosas, tirando os direitos de estar no lugar, de ir e vir, de trabalhar e por assim vai.
O Fabio Konder Comparatto, assinou que a dignidade do ser humano não consiste em apenas de ser ela, diferentemente das coisas as pessoas devem existir com autonomía, esses supostos preconceitos vem de um comportamento mental simples, é mais facil prestar atenção nos defeitos das pessoas do que nas qualidades da mesma.
Sendo assim, há projetos em andamento no país que movimentam a circulação de novos meios de acessibilidade para portadores de deficiência no Brasil.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×