É possível fazer um financiamento de imóvel de herança?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Neste artigo iremos tratar de como funciona o financiamento para situações de inventários. É possível realizar o financiamento de um imóvel que é uma herança? Veja no artigo a seguir as possibilidades e limitações.
Como fazer poesia
Como preencher nota promissória
Modelo de curriculo – como fazer um bom ?

Os imóveis que derivam de heranças geralmente causam alguns problemas na chamada partilha de bens, sempre se ouve de brigas e desentendimentos de familiares em função de um bem que é uma pessoa falecida deixou para outros como herança. No caso desses imóveis o problema é bastante evidente, já que quando acontece o falecimento de uma pessoa, aquele imóvel ficará para o seus herdeiros e estes optarão por vender imóvel para um terceiro ou para fazer a venda das partes entre si.

Quando uma pessoa vai comprar um imóvel que seja fruto de herança, deve tomar todos os cuidados possíveis, afinal, este imóvel pode ser que faça parte do processo de inventario e pode ser arriscado comprar esse tipo de imóvel já que tem uma boa probabilidade de ter problema referente à documentação ou ficar envolvido em desentendimento dos familiares e herdeiros daquele imóvel.

Financiamento da herança

Existem restrições para fazer este tipo de financiamento, mas é perfeitamente possível sim.  Isto é, desde que a documentação esteja em dia, mas caso o processo de inventario ainda não tenha sido concluído, o mesmo não será possível realizar o financiamento, mas se já não foi feita à conclusão que a documentação está em dia bem como as condições do imóvel são favoráveis ao financiamento, então é possível realizar um financiamento sim.

Problemas com os herdeiros

O que geralmente se vê por ai é que os herdeiros querem vender o imóvel antes mesmo que o processo de inventario tenha ficado pronto e dividir logo o valor da herança, como explicado à cima, neste caso você não poderá realizar o financiamento, já que ele ainda não foi concluído todo seu processo. Uma observação muito importante e que não pode haver é que mesmo estando tudo certo, o inventario concluído, etc. para que o financiamento possa ser concluído todos os herdeiros tem que estar com o nome limpo e não ter problemas com a Receita Federal, INSS, justiça trabalhista, entre outras. A instituição que financiará o imóvel verificará todos os dados dos vendedores antes de concluir a aprovação e como é comum em alguns casos de muitos herdeiros, a chance de haver algum problema com algum deles aumenta consideravelmente e aumenta na medida em que vai aumentando os números de herdeiros.

Contrato de gaveta?

O que geralmente as pessoas envolvidas fazem em situações como estas são os chamados contrato de gaveta, onde você compra o imóvel, faz um contrato e aguarda o processo de conclusão do inventario para assim poder receber a escritura e consequentemente transferir imóvel para o seu nome. O contrato de gaveta é sem duvida muito arriscado, pois caso na hora de passar a escritura para seu nome você corre o risco de algum herdeiro não querem mais vender o imóvel, assim causando muita dor de cabeça a você que já realizou o pagamento, quanto para os outros herdeiros que terão que devolver o dinheiro, isto é, si devolverem.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×