Quais os imposto itbi e da escritura no financiamento habitacional

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Quais os imposto itbi e da escritura no financiamento habitacional

Neste artigo vamos falar dos imposto itbi e das taxas de escrituras e registros de imóveis obtidos através de um financiamento habitacional.
Como fazer poesia
Como preencher nota promissória
Modelo de curriculo – como fazer um bom ?
O financiamento é o caminho mais utilizado pelas pessoas que desejam comprar e pagar pela casa própria, sabemos que que o preço dos imóveis são altos e nem todas as pessoas dispõem de tais recursos necessários para que possa ser possível realizar a compra de uma casa ou qualquer outro tipo de imóvel e fazer o pagamento à vista. Se você mora de favor ou paga aluguel, o financiamento pode ser a sua melhor opção, é pelo menos aquela que atende suas necessidades de parte das pessoas que compram seu imóveis, isto porque, quando um financiamento pode sair mais barato do que um aluguel em determinadas situações.

Quais são os imposto itbi e escritura

Mas para aqueles que pretendente financiar um imóvel precisam estar ciente de que há certos gastos além dos valores envolvidos na compra do imóvel e que nem sempre são considerados por compradores inexperientes. Algumas instições financeiras indicam que você destine 5% do valor do seu imóvel para o pagamento de taxas e impostos, como o imposto itbi, que é o imposto pago na prefeitura para a transferência de imóveis, a escritura e registro do imóveis no cartório de registro civil, entre outras despesas destinadas a documentação do imóvel.

ITBI

Como já foi mencionado a cima o ITBI é um tipo de imposto pago para o município, isto é, ele é pago sempre que houver transferência de um imóvel de um dono para outro, para explicar melhor, vou usar um exemplo, eu acabei de vender um imóvel, assim é necessário fazer a documentação transferindo do meu nome para 0 nome do comprador e então sobre tal operação tem a incidência do ITBI que é mais ou menos 2% do valor do imóvel. Este imposto geralmente é pago diretamente no cartório onde no mesmo momento eles já providenciam a escritura nova do imóvel.

Escritura e Registro

Um outro gasto que você terá que pagar é a escritura e o registro do imóvel que foi obtido através do financiamento habitacional. Os valores desas taxas não estão disponíveis em porcentagem, como por exemplo é o caso do ITBI mostrado acima. A Associação dos Registros de São Paulo mantém em seu site uma tabela com todos os valores que são cobrados em todo o estado considerando as faixas de preço dos imoveis a serem pago. No caso da escritura ela só esta disponível no cartório de notas de sua cidade onde pode ser consultada quando quiser.

Conclusão

  • Reserve 5% do valor do imóvel para que possar ser pago os valores acima citados. Infelizmente não tem nem um modo de fugir destas divida. A liberação da Caixa estará condicionando a esses pagamentos.
  • A documentação exigida para o financiamento inclui evidentemente os registros, escrituras, no caso do financiamento, apenas o contrato tem valores de escritura.
  • O imposto itbi é municipal, portanto o dinheiro todo vai para a prefeitura.
  • Já a taxa de registro é paga no cartório e é referente a custas de registros.

 

 

 

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×