Instituto de Engenharia – História, dicas, passo a passo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O instituto de engenharia foi fundado em 1916 em uma sociedade civil sem qualquer fins lucrativos ou referência de confiabilidade. Os associados  são constituídos por diversas personalidade importantes de engenharia, onde se firmam como uma das mais conceituadas da engenharia no Brasil.

Entrevista de emprego – dicas
Modelo de currículo – Como fazer um bom ?
Modelo de currículo atualizado
Sua sede fica localizada no bairro da Vila Mariana  na cidade de São Paulo e são realizados diversos cursos, eventos e palestras, além das visitas técnicas que tem como objetivo promover mais informações e o desenvolvimento com muita qualidade e credibilidade dos profissionais e a valorização da engenharia junto com o avanço científico e tecnológico do país.

 

História do instituto de engenharia

O instituto de engenharia tem seu início marcado na década, logo no início, em 1911, quando três projetos considerados  polêmicos foram mostrados ao Barão de Duprat, na época recém empossado na prefeitura de São Paulo.

 

Os projetos para a nação brasileira surgiam a cada dia e para empreendê-los, os engenheiros precisavam de organização. Foi assim que, no dia  1º de julho de 1916, alguns engenheiros se reuniram e fizeram um abaixo-assinado com o objetivo de fundar em São Paulo, uma associação.

 

Em 13 de outubro de 1916, os engenheiros Francisco Pereira Macambira, Antonio Francisco de Paula Souza, João Pedro da Veiga Miranda e Rodolpho Baptista de S. Thiago em reunião, na Escola Politécnica da USP, formaram a diretoria provisória do Instituto de Engenharia, uma sociedade civil sem fins lucrativos, com a proposição de “defender os direitos da categoria e dos interesses da classe, a regulamentação e a cooperação profissional e o posicionamento frente a questões nacionais”.

 

O primeiro presidente da época foi o  professor Francisco de Paula Souza. Nessa época a sede mudou-se para o largo da Sé e em seguida foi transferida para a rua da Quitanda, passando após um tempo para Líbero Badaró.
Já em 1917 a ata de criação do Instituto e engenharia Logo depois, em 15 de fevereiro de 1917, foi assinada a ata de criação do Instituto de Engenharia havida sido assinada com o intúito de promover a missão de promover a engenharia em benefício de desenvolvimento de qualidade de vida da sociedade.

No Estatuto, há os principais objetivos que eram em relação ao  atendimento a toda ordem de estudos técnicos, a regulamentação da profissão e a manutenção de uma publicação periódica para divulgar trabalhos profissionais, nacionais e estrangeiros, pareceres e notícias do Instituto. Neste momento, com 276 associados.

 

Diversas ideias muito  importantes que foram criadas no Instituto de Engenharia, que ficou conhecido por suas ações, ganhando destaque a utilização do álcool como fonte de energia. Desde a época da fundação Desde sua fundação, são solicitados estudos, pareceres, visitas técnicas, conferências, projetos e atendimento aos governos.

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×