Lei do Jovem aprendiz – Saiba tudo sobre ela

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Essa lei do Jovem aprendiz foi sancionada em 2015 pelo governo federal, é uma lei que facilita o jovem, a partir de 14 aos 18 anos a se empregar com a carteira assinada, com direitos e benefícios para que possa se organizar e começar uma carreira cedo no mercado de trabalho.

Jovem aprendiz Caixa
Carta de apresentação para emprego – modelos de como fazer
Como preencher nota promissória corretamente – confira dicas
Muitas vezes há confusão quanto ao trabalho escravo para crianças menores de 16 anos, porém o projeto Jovem Aprendiz não se encaixa, pois está regularizado por causa do nome Jovem, porém receberá acompanhamentos do cidadão no trabalho a partir da carteira, e seu rendimento como aluno.
A quantidade de jovens aprendiz contratado pelas empresas foi de 250 mil jovens em todo Brasil, sendo de 35% dessas pessoas na capital do estado de São Paulo. Existem programas para jovens aprendiz interessados como o ISBET educação para o trabalho (Programas de estágio do jovem aprendiz, é um programas de atividades envolvidas nas empresas, com afins de formar futuros profissionais desde jovens se portarem e enfrentar o mercado de trabalho.

O Pronatec

O PRONATEC (programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego)também tem o mesmo funcionamento de incluir o jovem a partir dos 15 anos e preparar o profissional para o mercado de trabalho, só que através de diversos cursos como administração, direito civil, ciências, exatas e etc.
O programa Jovem aprendiz tem a importância de afastar os pensamentos ruins das crianças desde cedo, e de até mesmo incluir a criança ao dia a dia do trabalho honesto, desviando-os do mundo das drogas, dos furtos e da condenação, sem contar do auxílio financeiro familiar e do início desde cedo a uma carreira profissional podendo ser promissora.

 

Como participar

A empresa interessada a participar de um dos programas de jovem aprendiz deve se inscrever a partir do site Mais Emprego no ministério do trabalho, a partir daí você controla a demanda e as definições das vagas.
Depois disso deixe as demais preocupações como encontrar o jovem perfeito para sua empresa com o ministério do trabalho, que fica de olho nos jovens aprendizes.
Os alunos que querem se inscrever para o programa, basta se cadastrar no site do programa em que você escolher, depois tem a seleção de currículos, logo após tem a entrevista coletiva ou dinâmica do grupo, logo em seguida tem a entrevista com um dos mentores do grupo.
Para isso, basta ter de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio, a idade máxima não se condiz com alunos com deficiência pois as habilidades e competências do jovem aprendiz tem que ser consideradas pelo contratante. O jovem terá nada mais do que 6 horinhas de trabalho diários até 8 horas para os jovens que completaram o ensino médio.
Os benefícios do jovem aprendiz é de um contrato de 2 anos com salário mínimo, anotação na carteira de trabalho, previdência social e com todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×