A metodologia do trabalho cientifico

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Precisando realizar um trabalho acadêmico, mas não sabe o que significa a metodologia do trabalho cientifico quem os professores tanto pedem? Confira no post de hoje a definição sobre esta ferramenta tão utilizada de forma mais simples e clara. Confira!

Tão utilizada em trabalhos acadêmicos, a metodologia do trabalho cientifico é exigida por todos os professores. Mas afinal, o que seria essa tal metodologia de trabalho cientifico? Veja a seguir a definição para este termo tão utilizado no meio acadêmico e escolar.

Modelo de currículo – Como Fazer um Bom
Simular financiamento Caixa – como fazer, dicas, passo a passo
Aeroportos brasileiros – Os principais de cada estado e cidade

 

A metodologia

A metodologia do trabalho cientifico se refere ao caminho que se escolhe para chegar ao fim proposto pela pesquisa. É a escolha que o pesquisador realizou para abordar o objetivo a ser alcançado. Para todos os tipos de pesquisa é importante conhecer todos os tipos.

São elas, as pesquisas qualitativas, as pesquisas quantitativas e as pesquisas exploratórias. Independente do tema e à área escolhida.

 

A pesquisa qualitativa na metodologia do trabalho cientifico

A pesquisa qualitativa não se preocupa com os números, mas sim de como ela é aprofundada e como será compreendida pelas pessoas. Os pesquisadores procuram explicar o porquê das coisas que envolvem um assunto.

 

A pesquisa quantitativa na metodologia do trabalho cientifico

 

Na pesquisa quantitativa o pesquisador procura por resultados que possam ser quantificadas por meio da coleta de dados.

 

 

Uma metodologia do trabalho científico pode ser uma pesquisa acadêmica, ou seja, realizada na academia em uma instituição de ensino superior conduzida por pesquisadores, professores universitários ou pesquisadores Independentes. É um tipo de pesquisa que tem por finalidade o conhecimento que o acadêmico esteja estudando.

 

A pesquisa exploratória na metodologia do trabalho cientifico

A pesquisa exploratória busca constatar algo em um organismo ou em um determinado fenômeno de maneira a se familiarizar com o fenômeno investigado para que futuramente, num próximo passo elemento pesquisador possa proporcionar maior familiaridade com o assunto pesquisado.

 

Coleta de dados na metodologia do trabalho cientifico

A utilização de coleta de dados tais como questionário e observação sistemática faz parte das técnicas padronizadas utilizadas durante a feitura de um trabalho de pesquisa.

Pesquisa com estudo de Campo é a pesquisa que procura o aprofundamento de uma realidade específica no tema escolhido. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades e entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações das ocorrências.

 

O estudo de caso

O estudo de caso consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que permita detalhar o conhecimento.

 

A pesquisa de ação na metodologia do trabalho cientifico

 

A pesquisa de ação é um tipo de pesquisa concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

 

Dica para uma metodologia do trabalho cientifico

Para fazer um trabalho acadêmico científico deve-se primeiro determinar o assunto da pesquisa fazer a pesquisa levantar o material bibliográfico ler o material que interessar dentro da delimitação do tema resumir as informações importantes e iniciar o planejamento da elaboração do trabalho.

As fases de um trabalho científico introdução desenvolvimento e conclusão.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×