Modelo de declaração de trabalho – como fazer, como solicitar, dicas, passo a passo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Antes de mais nada é preciso elucidar qual a importância da e como fazer um Modelo de declaração de trabalho. Basicamente esse documento comprova que uma determina pessoa trabalha regularmente em uma dada instituição, também pode ser usado para  comprovar atrasos e faltas no ano letivo para o caso de estudantes . Evidentemente por se tratar de um documento, é preciso que esteja escrito em norma culta contendo todas as informações de maneira simples e objetiva, apresentando os seguintes tópicos: nome, CPF, CTPS, profissão, data de contratação  e função atual exercida pelo funcionário. Abaixo segue um exemplo de uma Declaração.

Como preencher nota promissória corretamente – confira dicas
Ordem de serviço – O que é, qual função, dicas, passo a passo
Como tirar visto ou seja o passaporte – passo a passo, dicas

 

Modelo de declaração de emprego

 

Declaração de Emprego

 

Declaramos para os devidos fins que o Sr(a). (nome), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e portador da CTPS nº (informar) é funcionário desta empresa exercendo atividades no cargo de (informar), sendo que sua contratação ocorreu em (data).

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(Nome do Responsável pela Declaração)
(Cargo)
Para que serve uma declaração de emprego

 

Uma declaração de emprego serve para você informar que você realmente está empregado em uma instituição financeira seja ela de iniciativa pública ou privada. É muito comum escolas, cursos ou faculdades solicitar esse documento para que a flexibilização de horários possa ser concedida, bem como nos casos em que é necessário realizar um estágio obrigatório.

 

As empresas por lei são obrigadas a fornecer essa documentação para o funcionário em questão independente para o fim. Hoje em dia até mesmo planos de saúde estão solicitando esse documento para que possa comprovar está trabalhando em uma determinada empresa.

 

Bancos e instituições financeiras podem solicitar esses documentos para comprovação de renda, no caso de financiamentos de imóveis e veículos é um documento que pode ser solicitando, dependendo da empresa em questão.

 

A declaração de emprego é um direito do trabalhador e pode ser solicitado a qualquer momento através do rh ou do departamento pessoal da sua empresa. Caso a empresa se negue a fornecer esse documento será necessário verificar os tramites junto ao ministério do trabalho para que esse documento possa ser fornecido corretamente para o trabalhador.

 

Como solicitar uma declaração de emprego

 

Não existe mistério para solicitar uma declaração de emprego, normalmente as empresas já possuem o modelo pronto onde você só precisa informar seu nome, seu cargo, seu cpf e o número da sua carteira de trabalho para que o documento possa ser gerado.

 

Em alguns casos, a empresa pode solicitar que seja aberto uma solicitação para o RH que pode demorar entre 3 a 5 dias para que a declaração fique pronta. E os dados serão informados pelo responsável do setor, já que todo o funcionário é registrado dentro da empresa, em sistemas de administração própria.

 

Como pode ser percebido, não é um documento muito complexo que exija muito tempo para confecção, porém se precisa deste documento, não perca tempo e agilize seu pedido junto ao RH ou DP da sua empresa para evitar que você atrase algum planejamento seu. Lembre-se é um direito seu.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×