Motivação no trabalho – Como ter e melhorar ela

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Diariamente profissionais enfrentam e vencem desafios, mas talvez o desafio mais difícil de se vencer seja o da motivação, com tanto problemas, cobranças, competitividade é difícil para alguns profissionais manterem no final do dia a motivação no trabalho.

Diversos fatores causam esta falta de motivação como, por exemplo: problemas pessoais, falta de reconhecimento no ambiente de trabalho, alta competitividade, muito tempo exercendo a mesma função ou atividade, um mau gestor, enfim diversas possíveis causas, entretanto cada profissional lida com um obstáculo diferente no início do seu dia de trabalho.

Dicas para estudar – Aprenda todas as técnica para render mais
Como solicitar segunda via Fies, quem pode se inscrever, dicas, passo a passo
Contrato de compra e venda – Modelo, O que colocar,dicas, passo a passo

Mesmo com tantos motivos é importante manter a motivação no trabalho sempre em alta, pois um colaborador desmotivado, muitas vezes perde produtividade, deixa de exercer tarefas simples da sua função, faz um marketing negativo da organização e isto o expõe negativamente.

O marketing negativo é ruim para a empresa e para o colaborar que o executa, pois ao atuar desta forma além de mostrar a sua insatisfação quanto a organização e sua atividade, mostra também um espécie de comodismo e falta de profissionalismo.

Ao propagar a imagem negativa da organização, o colaborador mostra apenas que vê as falhas, mas que não quer propor soluções ou não desenvolveu as habilidades necessárias para encontrar e propor soluções para os obstáculos.

Assim como alguns casos é questão de conversar, deixar claro para o seu superior o seu ponto de vista, sempre mostrando uma falha e propondo uma solução, outras situações, entretanto, são mais complexas, e exigem mais de que uma simples conversa.

Exemplos disso são pessoas que não trabalham no que gosta, aqueles que devido a falta oportunidade, problemas pessoais ou questões financeiras, encontraram a necessidade de se aventurar e caminhos que nunca havia imaginado.

Se esta é a sua situação, se apesar de tentar todos os dias não consegue se sentir motivado no seu ambiente de trabalho preste atenção as orientações abaixo, não há um processo milagroso, mais sim atitudes simples, que aos poucos pode mudar, ou melhorar, a sua visão quanto a organização ou diretamente quanto a sua função.

Entenda o significa de suas atividades

Motivação do trabalho, está diretamente relacionada ao prazer ou satisfação em realizar um atividade ou função, o fato de compreender o que são as suas atividades, de entender o trabalho que está realizando serve como bagagem para abordagens, este tipo de atitude gera uma certa curiosidade dos clientes e por sua vez, lhe destaca na organização.

Se atualmente você não tem essa visão, se profunde nas suas atividades, busque informações extras que podem que deixar um passo a frente, vá além do que está acostumado.

Aprenda a gostar do seu trabalho

Trabalhar em algo que não se gosta é um motivo para uma motivação no trabalho extremamente baixa, mas há casos em que não há opção.

Nesses casos o ideal é encontrar na sua função algo que te desperte o interesse, algo com que se identifique, ou simples lembre dos motivos que lhe direcionaram a esta situação e use isso como incentivo, como motivação para ir ao seu trabalho e exercer suas atividades todos os dias.

Lembre-se também que seguir este caminho mesmo que por falta de opção foi uma escolha sua, e apesar de não ser o seu objetivo, a organização lhe escolheu justamente por encontrar ou acreditar que você possui as habilidades necessárias para desenvolver aquela determinada tarifa, portanto a execute de melhor maneira possível.

Busque terminar algo todo dia

Não há nada pior para a motivação no trabalho, do que executar uma tarefa que nunca acaba, com o passar do tempo aquele processo de torna maçante e cansativo, e aos poucos desmotiva o profissional.

Portanto, estabeleça metas diárias, defina estratégias, pois desta forma você controla os seus resultados, procure terminar alguma coisa todos os dias, a sensação de conclusão trabalha como forte motivador no ambiente de trabalho.

Feedbacks

Adote o uso de feedbacks para alavancar a sua motivação no trabalho, este processo é excelente do ponto de vista que quando efetuamos um bom trabalho é maravilhoso sermos reconhecidos pelo feito.

O feedback é ainda mais importante para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido, pois talvez hoje o seu desempenho não esteja de acordo com o esperado, mas cabe a você analisar as informações passadas e procurar a melhor forma de coloca-las em prática. Assim você demostra interesse em mudar e fazer diferente para a organização. Além de manter a sua motivação no trabalho.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×