Novo ensino médio – Como vai funcionar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O Governo anunciou que provisoriamente serão aumentadas as horas das disciplinas do novo ensino médio Mas apenas 3 de todas as disciplinas terão que permanecer obrigatoriamente.
Como fazer poesia
Como preencher nota promissória
Modelo de curriculo – como fazer um bom ?

1

O “velho” ensino médio vai mudar rapidamente e radicalmente. O Presidente Michel temer falou que pretende mexer no currículo escolar, nas organizações de ensino e também na carga horaria do novo ensino médio. Com uma maior flexibilidade da grade curricular, com um maior aumento do numero de horas de ensino e ainda os estudantes terão que permanecer no tempo integral na instituição de ensino, em mais das metades da rede do nosso país já começaram a sentir esta mudança já a partir do ano que vem.

A mudança que será mais sentida será dos alunos que hoje podem contar com 13 matérias fixas (matemática, língua portuguesa, inglês, biologia, física, química, filosofia, geografia, sociologia, educação física, educação artística, literatura – dentre elas, as 3 primeiras devem permanecer fixas) e contem 25 horas semanais. Já a partir do ano que vem, as escolas irão se organizar para que o aluno possa escolher quais as matérias que ele escolheria entre o itinerário informativo – este foi o nome dado pelo Ministro da Educação (MEC) ao novo método do novo ensino médio.

2

Os itinerários serão formados por cinco grades de estudos, dentre elas estão, linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e mais nova que é a formação técnica e profissional. Em cada uma dessas disciplinas citadas haverá outras 5 disciplinas que serão estudadas. Deste modo caberá a escola escolher qual serão as outras matérias que o aluno estudará. Como já havia dito mais a cima, as únicas matérias que serão obrigatórias irão ser língua portuguesa, matemática e o inglês. Assim o aluno ficara encarregado de escolher o que pretende estudar no final do 1° ano.

Vou citar um exemplo para ficar melhor:

Imagine que você chegou ao final do 1° ano, no qual você estudou as mesmas disciplinas que seus colegas, e assim no final optou por matemática. Assim a partir do próximo ano (2° e 3° ano) você terá aulas de matemática, português e inglês, (obrigatórias) e assim a grade ficaria com, física, biologia, química, geografia e historia, mas lembre-se esta é apenas uma hipótese, isso porque cada escola ira ter o direito de escolher quais serão as disciplinas que irão complementar cada itinerário.

Estas mudanças que foram anunciadas pelo Temer irão mexer muito com a Base Nacional Curricular Comum, que já possui sua 2° versão. Mas o que tudo isso significa? De acordo com a MP, este novo modelo de currículo só será possível entrar em vigor quando o currículo nacional estiver em vigor. O MEC que implantar este método já no próximo ano, mas este currículo flexível vai acontecer somente em 2018.

A carga horaria dos alunos como já dito ira dobrar, para 2400 horas no total, sendo assim que 1200 horas serão para o BNCC e as outras 1200 para as matérias escolhida pelos alunos.

Algumas mudanças já começaram ano que vem, isto é, 5% das escoas estaduais passaram a ser de tempo integral.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×