Pílula anticoncepcional: 11 hábitos que podem estar diminuindo a eficácia dela

19 Flares Twitter 0 Facebook 19 Filament.io Made with Flare More Info'> 19 Flares ×

Você toma anticoncepcional, mas não tem total certeza da eficácia da pílula anticoncepcional? Sabia que existem alguns hábitos que realmente podem prejudicar o funcionamento do remédio?

Para não anular o efeito do anticoncepcional e garantir a proteção sem riscos para a sua saúde, confira a seguir os 11 hábitos que podem diminuir o efeito da pílula anticoncepcional:

 

Tomar de manhã

É importante tomar a pílula todos os dias no mesmo horário, mas segundo especialistas, à noite é um período mais seguro para tomar, pois além de ser mais difícil de esquecer, quando o corpo absorver a dose do hormônio, já estará em repouso, reduzindo assim os efeitos colaterais.

 

Usar pílulas genéricas

Ginecologistas alertam para que as mulheres não utilizem versões similares ou genéricas, e mesmo se o farmacêutico disser que eles têm a mesma versão, a composição pode mudar, e por isso é sempre indicado seguir a opção prescrita pelo médico.

 

Tomar pílula anticoncepcional sem orientação médica

Não basta ir à farmácia e comprar. Existem muitas contraindicações que somente um ginecologista poderá avaliar para indicar a melhor opção para você.

Os ricos de tomar pílula sem prescrição são grandes, e podem provocar cefaleia, ganho de peso, perda de libido, dor nas mamas, sangramento irregular e trombose.

 

Prolongar meia cartela ou interromper a cartela

Você precisa tomar a pílula exatamente da maneira que foi indicada, utilizando a cartela completa.

Quando você emenda a cartela, completando a segunda estará protegida, mas prolongar utilizando apenas meia cartela não é indicado, pois você poderá engravidar.

 

Obesidade

Muitos especialistas afirmam que as mulheres obesas não absorvem o mesmo efeito do anticoncepcional. Outros médicos desmentem, mas o que podemos pensar é que a obesidade pode causar problemas que são relacionados à pílula, como por exemplo, a trombose.

 

Beber em excesso

Quando você bebe moderadamente, não terá nenhum problema. Mas a bebida em excesso pode sim inibir o efeito da pílula.

 

Usar antibióticos sem orientação médica

Alguns medicamentos podem diminuir a eficiência da pílula, aumentando os riscos de ficar grávida, por isso sempre que o seu médico receitar algum medicamento, converse com o seu ginecologista para saber se vai prejudicar a eficiência da pílula.

 

Tomar a pílula do dia seguinte

Se você usa anticoncepcional, usar a pílula do dia seguinte, apesar de não oferecer grandes riscos para a proteção contra a gravidez, pode causar um excesso de hormônio, que acarreta em vários problemas, desregulando o ciclo completamente. Se você usa a pílula anticoncepcional da maneira correta, não há razões para usar a pílula do dia seguinte, e se for necessário, prefira usar camisinha, enquanto você retoma o uso correto.

 

Fumar

Mulheres que tomam pílula e fumam têm mais chance de ter AVC, infarto, embolia pulmonar e trombose.

 

Alimentação inadequada e sedentarismo

A alimentação errada e o sedentarismo quando são combinados com a pílula podem resultar em celulites, ganho de peso e celulites.

 

Tomar a pílula em vários horários

Tomar o anticoncepcional em um horário diferente por dia diminui a eficiência do medicamento. Não varie o horário, e coloque lembretes para não esquecer.

Comentários

Comentários

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 Flares Twitter 0 Facebook 19 Filament.io 19 Flares ×