O que é pós graduação lato sensu e stricto sensu

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Atualmente o mercado de trabalho está em uma das fases mais difíceis, além de estar com um alto índice de desemprego e falta de vagas, o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. Por conta dos problemas com o mercado de trabalho a procura por especializações, cursos, pós graduação, graduação, entre outros, aumenta cada dia mais.

Modelo de curriculo – como fazer um bom?
Modelo de curriculo – atualizado
Bolsa mestrado – Capes

 

A carreira profissional, é um objetivo de muitas pessoas, é através de boa formação que irá ter as portas abertas, permitindo agregar boas experiências, para ingressar em uma boa empresa, bom cargo, com um bom salário.

 

Com tudo isso os cursos de pós graduação passaram a ser cada dia mais procurados.

Mesmo sendo algo certeiro e que se deve realizar, muitos estudante ficam perdidos na hora de escolher sobre a pós graduação, tanto em relação ao segmento quanto ao tipo de pós que se deve cursar.

 

Existe dois tipos de pós graduação Lato Sensu e a Stricto Senso. de graduação varia perante o que o estudante pretende.

 

Pós Graduação Lato Sensu

 

A maioria das pessoas que estão em busca de cursar uma pós graduação são pessoas que estão trabalhando na área ou que precisam aperfeiçoar, além de muitas vezes as pessoas estão cursando para que possam buscar novas chances no mercado.

 

O Lato Sensué um dos tipos de pós graduação e significa “em sentido amplo”, são voltados para alguma especialização.

 

Para estudar no curso Lato Sensu é preciso que o estudante tenha concluído a graduação. Todas as graduações são possíveis que o aluno curse Lato Sensu, independente da área. Os cursos precisam conter 360 horas de duração no mínimo. A conclusão do curso é marcada através de um certificado para comprovar.

 

O famoso MBA (Master Business Administration), é um exemplo de curso Lato Sensu. No Brasil é considerado apenas um curso de especialização na área, já no exterior é reconhecido como um mestrado.

 

Stricto Sensu

 

O curso de Stricto Sensu é exige que o aluno tenha concluído a graduação, assim como o Lato Sensu a área de graduação não interfere.

Stricto Sensu significa “em sentido limitado” é um curso direcionado para o mestrado e o doutorado. O Stricto Sensu geralmente é escolhido pelas pessoas que pretendem seguir uma carreira acadêmica, independente de dar aulas, atuar em projetos e pesquisas, entre outros.

 

Os cursos de mestrado tem duração de 3 anos e os de doutorado em média 5 anos.

 

Na conclusão do curso o aluno recebe um diploma. Os cursos são aprovados e reconhecidos pelo Ministério da Educação.

 

As diferenças entre os cursos são poucas e sutis, o que mais influencia é o segmento que se pretende seguir e o que se deseja para a sua carreira profissional. Independente de Lato Sensu ou Stricto Sensu o importante é sempre dar segmento a sua formação acadêmica, enriquecendo seu currículo, para estar no nível da competição do mercado, podendo participar de boas vagas, com bons cargos e salários.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×