Prouni o que é ? dicas, passo a passo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O ProUni o que é ? É o programa criado pelo governo, que oferece bolsas de estudos em diversas faculdades particulares para estudantes de baixa renda. Esse programa é excelente, pois permite que as pessoas sem condições possam cursar um ensino superior melhorando seu currículo e garantindo boas oportunidades no Mercado de trabalho.

Saiba tudo sobre o FIES
Como preencher nota promissória corretamente
Ordem de serviço – como fazer
As bolsas ProUni são divididas em bolsas integrais, que são 100% gratuitas, cobrindo o valor integral das mensalidades. Esse tipo de bolsa é permitido apenas para estudantes onde a renda mensal bruta familiar é de até um salário e meio por pessoa.

 

A outra opção de bolsa oferecida pelo programa, é a bolsa parcial. Esse tipo de bolsa cobre 50% dos gastos da mensalidade, ou seja metade do valor da mensalidade sera paga atraves do programa e a outra metade fica por conta do aluno. Para essa bolsa é necessário que a renda bruta familiar seja de até três salaries mínimos por pessoa.

 

Ambas as bolsas exigem que os alunos tenham participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no ano interior e é preciso que os alunos tenham cursado o ensino médio nas redes públicas de ensino. Os alunos que estudaram em escolas particulares não possuem direito a tentativa do benefício.
Os portadores de deficiência ou necessidades especiais também possuem o direito de participar do programa.

 

Inscrição

 

A inscrição do ProUni é feita apenas através do site da internet, onde basta efetuar seu cadastro informando o CPF que automaticamente o sistema localizará se o estudante participou do Enem. Em seguida é só criar login e senha, e confirmer o endereço de e-mail. Nas informações necessária a ser preenchidas é preciso escolher duas opções de curso que deseja cursar.

 

Universidades Parceiras

 

Entre diversas opções de faculdades particulares em todas as regiões do Brasil, algumas delas estão em parceria com o governo participando do Programa ProUni. Todas as universidades sa6o reconhecidas pelo MEC.

 

O número de vagas e de universidades participantes do ProUni passa por modificações a cada ano e a cada seleção do programa.

 

Uma das faculdades parceiras do programa ;e o Centro Educacional Anhanguera ( Faculdade Anhanguera), Universidade Estácio de Sá ( Unesa), Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Universidade Norte do Paraná (UnoPar) e a Universidade Paulista (Unip).

 

Como funciona

 

Quando as inscrições são abertas, o estudante pode acessar ao sistema quantas vezes achar necessário para consultar suas notas de corte e modificar suas opções de curso, caso deseje.

 

A nota de corte é a nota que poderá lhe dar a vaga no ProUni e um determinado curso, turno, faculdade e modalidade.

 

Quando o prazo de inscrições chega ao término, o sistema PRoUni faz os cálculos e seleciona os candidatos com as melhores notas do Enem para concorrer a uma mesma vaga. O resultado é divulgado com rapidez, em poucos dias.

 

O candidato selecionado pelo ProUni deve estar o quanto antes para realizar a matrícula na faculdade com toda a documentação exigida necessária, bom levar xerox de todos os documentos, para caso precise. Quando candidato demora e passa do prazo para realizar a matrícula ele perderá a vaga.

 

São duas chamadas e caso as vegas na6o sejam preenchidas o ProUni inicia o processo de bolsas remanescentes, ou seja caso o estudante não tenha sido selecionado na primeira e nem na segunda chamada, ainda há esperança.

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×