Como solicitar segunda via Fies, quem pode se inscrever, dicas, passo a passo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – é um dos mais importantes programas do MEC – Ministério da Educação, sendo destinado à concessão de financiamentos para os estudantes brasileiros que já encontram-se matriculados em cursos superiores e que tenham uma boa avaliação nos processos que são realizados pelo próprio MEC, no intuito de garantir a qualidade do ensino no país.

Como preencher nota promissória corretamente – confira dicas
Matrícula digital 2016 RJ – quando começa e dicas para matrícula Rio Educa 2016
Modelo de currículo – Como Fazer um Bom
Para se inscrever no FIES é preciso que o aluno atenda a certos requisitos, para que assim possa efetuar a solicitação do financiamento que precisa para continuar seus estudos. O curso deverá ter avaliação positiva no SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

 

Em contra-partida, não poderá se inscrever no FIES os estudantes que não foram pré-selecionados no processo seletivo e nem aqueles que não estejam com a matrícula devidamente regularizada.

Também não poderão se inscrever aqueles que já foram beneficiados pelo Financiamento ou aqueles que estão inadimplentes com o PCE ou o CREDUC.

 

Outros motivos que impedem o estudante de solicitar este financiamento é quando ele já concluiu o curso superior, ou quando está se beneficiando de bolsa integral do ProUni ou de bolsa parcial em algum curso.

E a renda familiar mensal per capita do solicitante do financiamento não poderá ser acima de 2,5 salários mínimos.

 

E desde o ano de 2010, todos os estudantes que têm a intenção de solicitar o FIES precisam ter realizado o ENEM – Exame Nacional do Ensino Medio. Somente serão dispensados do ENEM, para solicitar o Financiamento, os professores da rede pública que estejam exercendo o magistério, funcionários de instituição pública, sendo que é necessário apresentar documentação original que comprove a atual condição.

 

São financiados os cursos de graduação que tenha pelo menos o conceito 3 no SINAES e também os cursos de graduação presencial com conceito acima dos 3 no SINAES das instituições de ensino superior que estejam cadastradas no FIES.

Mas há alguns cursos que ainda não possuem a avaliação feita pelo SINAES, no entanto eles já estão autorizados pelo MEC, por isto é importante verificar com antecedência para não haver erros.

 

Para todos os cursos que contam com o financiamento do FIES, a taxa anual é de 6,5% e a inscrição só pode ser feita pela internet, no site oficial do FIES.

No caso de você ter que efetuar o pagamento e venha a perder o boleto, então será necessário obter a segunda via Fies, que pode ser acessada pela internet, no site da Caixa Econômica Federal, pelo endereço:

http://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp

 

Na página você só precisa informar o CPF do titular ou o Número do Contrato e em seguida digitar o código de segurança que é mostrado na página. Não precisa informar o Usuário e nem a senha.

Para emitir a segunda via do boleto FIES, é preciso acessar o link acima informado nos dias úteis, de 09:00 às 19:00 horas.

 

Quem ainda não se inscreveu no FIES, o site do MEC traz um passo a passo para que se possa efetuar a solicitação do pagamento e toda a documentação necessária que deverá ser apresentada à CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento.

Para obter estas informações, acesse:

http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×