Seguros nos cartões só pode ser cobrado com autorização do cliente

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Os seguros são sempre uma forma da pessoa se proteger, inclusive os usuários de cartão de crédito podem contar com esta proteção, já que os bancos e seguradoras oferecem seguro para o cartão de crédito. Tendo um seguro do seu cartão, você pode evitar uma série de preocupações e transtornos, garantindo maior tranquilidade no seu dia a dia.

Como cancelar seguro do cartão de crédito
Seguro Viagem Internacional – Saiba Por que Contratá-lo – Dicas
Internet banking caixa – o que é, vantagens, desvantagens, dicas, passo a passo

 

Porém, cada administradora, seguradora ou banco, oferece o seu próprio seguro, por isto é importante ler atentamente o contrato, saber as vantagens e obrigações, para analisar a proposta e ver se é interessante para o seu perfil.

O Itaú, por exemplo, oferece seguros para cartões, de forma que o usuário estará protegido nas compras ou saques que forem realizados no cartão, quando este estiver ameaçado. Também oferece segurança no caso de morte ou até invalidez. Adquirindo o seguro para cartão, oferecido pelo Itaú, o usuário poderá ter de volta os bens que foram roubados, por exemplo, celular, chaves, ou outro objeto que esteja junto com o cartão segurado na hora do roubo.

O Itaú também oferece sorteios semanais de R$ 10 mil, entre outras vantagens.

 

E assim, cada empresa oferece suas vantagens, para o usuário do cartão de crédito adquirir o seguro para seu cartão, mas o importante é que o usuário saiba que este seguro só poderá ser cobrado, após sua autorização. Nenhuma administradora de cartão de crédito poderá cobrar do usuário o valor referente ao seguro, se este usuário não fez a solicitação do serviço.

 

O seguro pela perda, furto ou roubo não é obrigatório, trata-se de um opcional, que é oferecido pelas administradoras e o usuário poderá aceitar ou não, ter um seguro para o seu cartão.

 

Nesta questão precisamos ressaltar que no contrato do cartão de crédito, consta uma cláusula que indica o usuário do cartão de crédito como o único e exclusivo responsável pelo uso do cartão, ou seja, a administradora se isenta de assumir qualquer compra no cartão do usuário, que tenha sido feita por terceiros, fruto de roubo, perda ou furto do cartão.

Só que o Código de Defesa do Consumidor não aprova tal atitude e deixa claro que a responsabilidade na prestação do serviço é do fornecedor, que deve adotar medidas para garantir que o pagamento de um produto ou serviço feito com o cartão, está sendo feito de forma correta.

 

O usuário do cartão de crédito é vulnerável e o sistema utilizado para o uso do cartão de crédito é frágil, por isto o cartão poderá ser utilizado de forma indevida, contra a vontade do usuário.

Por isto, independente de ter ou não, seguro de seu cartão de crédito, caso em sua fatura conste alguma cobrança que não foi realizada por você, entre imediatamente em contato com a administradora do cartão e registre sua reclamação para que a cobrança indevida seja cancelada.

 

E caso a administradora do cartão de crédito não aceita cancelar a compra que não foi feita pelo usuário do cartão, este deverá entrar em contato com o órgão de defesa do consumidor em sua cidade.

 

O mesmo vale para o caso da administradora cobrar na fatura, um valor referente ao seguro do cartão. Se você não fez a requisição deste seguro, entre em contato com a Central de Atendimento para que esta cobrança seja cancelada imediatamente e se não for, como dito acima, dirija-se ao órgão de defesa do consumidor no município onde você reside e registre sua reclamação.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×