Transtorno desafiador de oposição – O que é? causas? dicas, passo a passo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Transtorno desafiador de oposição

Rebeldes com causa

  • Conhecendo o Transtorno Opositor Desafiante (TOD)

As crianças por mais educada que seja ela sempre vai praticar uma rebeldia, pois esta em seu extinto. As crianças são muito curiosas por natureza, elas questionam os pais por tudo e podem ficar irritada por não conseguirem oque querem. Entre tanto, se esse abito ficar comum e começar a atrapalhar a criança na vida escola e familiar é preciso começar a prestar mais atenção nela. Esse tipo de rebeldia inesperado pode indicar que seja transtorno desafiador de oposição, também conhecida como Transtorno Opositor Desafiante (TOD).

O TOD tem algumas características especificas, como desobediência e comportamento desafiador constante.

Como posso diferencia esse comportamento que podem ser normal em certa faze de uma criança com o transtorno psiquiátrico?

O ideal seria que os pais procurasse um psiquiatra ou um psicólogo especializado em crianças e adolescentes.
Naturalmente, procure se informar sobre o assunto, pois as crianças com TOD tentem a reagir de forma agressiva quando não conseguem obter oque desejam, não aceitam e apresentam uma grande resistência em aceita regras, incomodam as pessoas, argumentam muito com os adultos e não reconhecem a responsabilidade pelo mau comportamento. A idade é outro fato que deve se observar, pois segundo alguns médicos o TOD costuma aparecer antes dos 10 anos de idade.
Modelo de declaração de trabalho – dicas
Modelo de curriculo atualizado
Como fazer poesia
Como preencher nota promissoria corretamente

Em alguns casos pode ser confundido com outros transtornos, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Embora sejam doenças distintas, as duas apresentam uma constante morbidade. Estudos indicam que 50% das crianças com, TDAH também tem o TOD, sendo que o TDAH um fator de risco para que o TOD si desenvolva.

O diagnostico e o tratamento precoce do TOD é fundamental, sendo que cerca de 25% dos casos pode evoluir e si tornar num transtorno de conduta (TC) na adolescência. O TC é mais prevalente em meninos, já que podem pode chegar a cometer crimes como, vandalismo, violências, mentir, faltar à escola, roubar, etc.

 

  • Dados importantes sobre TOD
  • Está associado a disfunções pessoais, familiares, sociais e escolares.
  • Crianças com TOD apresentam mais conflitos familiares que crianças não tem a doença
  • Crianças com TOD são mais rejeitadas por colegas e mantem um alto índice de faltas escolares.
  • TOD é um fator de risco para o desenvolvimento de Transtornos de Conduta (TC) em meninos.
  • Causas

Não se sabe quais são as causas para que a criança obtenha o TOD. Alguns fatores devem ser levados em consideração, já que o transtorno é multifatorial. Crianças que são impulsivas, irritadas e desatentas apresentam um alto índice de possibilidade de adquirir a doença. Mas também perda dos pais, ambiente conflitoso, abandono ou nascimento de um irmão também pode influenciar e muito no desenvolvimento do TOD.

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×