Saiba tudo sobre o FIES – dicas, passo a passo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Saiba tudo sobre o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo governo que é voltado aos estudantes que estão precisando de ajuda para financiar as mensalidades da sua graduação em universidades particulares em que estão matriculados.

Contrato de compra e venda – Modelo, O que colocar,dicas, passo a passo
Trabalhos prontos – Onde encontrar, sites, dicas, passo a passo
Valores de multa de transito para infrações leves, médias, graves e gravíssimas impostos

Esse programa foi iniciado em 1999 e já concedeu mais de 600mil bolsas de estudo para estudantes do Brasil inteiro, o governo federal investiu mais de 6 bilhões de reais para que esse programa acontecesse. Todo e qualquer estudante que tenha feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pode solicitar a sua adesão ao fundo de financiamento estudantil, porém apenas estudantes que tenham feito o ENEM a menos de 5 anos podem participar do programa.

Sei que deve estar preocupado se já perdeu o prazo de inscrição para o FIES e a resposta é não! Pois não existe períodos para inscrição, você pode solicitar sua adesão quando achar mais conveniente. O FIES ao contrário do que muitos pensam pode financiar outros cursos, como graduações a distância, a resposta é não,  pois o FIES só financia os cursos que são presenciais e que a nota de avaliação dada pelo MEC tenha sido igual ou superior a 3 pontos.

Se já solicitou a participação no programa e por algum motivo não deu continuidade ao curso e não acertou seu débito com a CAIXA, que é a financeira do FIES, você não conseguirá ingressar em programa de crédito estudantil ou FIES.

A CAIXA financia o programa de acordo com a sua renda familiar, quanto menor for a sua renda familiar comprovada, maior será o percentual de financiamento, em famílias mais humildes o valor do financiamento pode chegar até 100% de todo o curso. Ajudando assim a quem realmente precisa e não tem condições para pagar seus estudos.

Se você conseguir que seu curso seja 100% custeado pelo programa devido a sua renda familiar, você não ficará isento de pagar todas as taxas, será preciso que a cada 3 meses seja paga uma taxa de R$50 referentes aos juros que são gerados sobre o financiamento. Este pagamento é realizado em dois momentos: quando o aluno está cursando a faculdade e enquanto estiver na fase de carência.

Quando falamos em carência, lembramos logo de planos de saúde, porém é um pouco diferente, pois a carência no caso do FIES trata-se de um período após a conclusão do curso onde ficará 18 meses até que possa encontrar um trabalho na sua área de formação até que consiga se estabelecer. É uma chance para que o profissional possa se estabelecer sem a necessidade de se preocupar com as parcelas.

A parte chata do programa do FIES é que necessário ter fiador para conseguir ser aprovado para entrada no FIES, os únicos que não precisam de fiador são os bolsistas do Prouni, aqueles que possuem renda per capita menor que um salário mínimo e meio ou alunos que estão matriculados em cursos de licenciatura.

O pagamento só será feito após o termino da fase da carência, no inicio da fase da amortização, onde será necessário devolver todo o valor que foi empregado pela CAIXA com juros de 3,4% ao ano.

.

 

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×