Universidade para todos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O programa universidade para todos, foi criado em 2004 pelo governo, com o objetivo de oferecer bolsas para os estudantes de baixa renda, que sonham e precisam cursar uma faculdade, porém não possuem condições.

Modelo de currículo – como fazer um bom ?
Ordem de serviço
Modelo de declaração de trabalho
O Prouni é um programa que oferece bolsas integrais de 100% e parciais de 50% do valor das mensalidades dos cursos desejados pelo estudante.

 

Quem pode participar do universidade para todos

 

Para participar do programa é preciso que o estudante tenha realizado a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no ano interior.

 

Outros requisitos exigidos para participar do programa são, ter estudo o ensino médio em escolas públicas, ou ter estudado em escolas particulares com bolsas integrais, porém a bolsa de estudo será custeada pela instituição de ensino onde estudou.

 

Pessoas portadoras de deficiência física também podem participar do programa, além dos professores que dão aulas na rede pública de ensino e que concorre a bolsas do prouni para custear as mensalidade do curso de licenciatura, como pedagogia, superior normal, ou letras.

 

Requisitos para bolsas

 

Para adquirir as bolsas integrais 100% é preciso que a renda familiar bruta seja de até um salário mínimo e meio.

 

Já para as bolsas parciais é preciso que a renda bruta familiar seja de 1 salário mínimo e meio até no máximo três salários mínimos por pessoa.

 

Inscrições e funcionamento

 

Para realizar as inscrições basta acessar ao site e colocar seu cpf, automaticamente o sistema irá localizar seu cadastro, caso tenha realizado a prova do Enem, após o sistema localizar, basta efetuar o passo a passo, preenchendo seus dados, criando login e senha. É possível acessar ao seua cadastro quantas vezes achar necessário.

 

Quando as inscrições são abertas, o estudante pode acessar ao sistema quantas vezes achar necessário para consultar suas notas de corte e modificar suas opções de curso, caso deseje.

 

A nota de corte é a nota que poderá lhe dar a vaga no ProUni e um determinado curso, turno, faculdade e modalidade.

 

Quando o prazo de inscrições chega ao término, o sistema PRoUni faz os cálculos e seleciona os candidatos com as melhores notas do Enem para concorrer a uma mesma vaga. O resultado é divulgado com rapidez, em poucos dias.

 

O candidato selecionado pelo ProUni deve estar o quanto antes para realizar a matrícula na faculdade com toda a documentação exigida necessária, bom levar xerox de todos os documentos, para caso precise. Quando candidato demora e passa do prazo para realizar a matrícula ele perderá a vaga.

 

São duas chamadas e caso as vagas não sejam preenchidas o ProUni inicia o processo de bolsas remanescentes, ou seja caso o estudante não tenha sido selecionado na primeira e nem na segunda chamada, ainda há esperança.

 

As faculdades parceiras do programa são, Centro Educacional Anhanguera ( Faculdade Anhanguera), Universidade Estácio de Sá ( Unesa), Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Universidade Norte do Paraná (UnoPar) e a Universidade Paulista (Unip).

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×