Musicas de Carrossel

Originalmente, “Carrossel” era apenas uma novela com dezenas de crianças representando os mais variados estereótipos tendo aulas com uma professora que era praticamente o retorno da Virgem Maria na Terra. No meio do caminho, o SBT descobriu que poderia enfiar clipes musicais para fazer a novela render (algo como colocar água no feijão), e foi um sucesso fonográfico. Três CDs depois, algumas músicas da trilha sonora da novela não parecem muito próprias para as crianças.

1- “Brincadeira de Criança”

Sucesso na voz do Molejo na década de 1990, a música “Brincadeira de Criança” foi escolhida para ganhar uma versão em “Carrossel”. Na versão original tinha uma brincadeira de “Salada Mista” que foi indiscriminadamente eliminada para evitar que as crianças ficassem trocando beijos por aí. Ainda bem!
2- “Não Faz Mal”

Antes de sair indo a programas de baixa audiência falando mal de homossexuais, Mara Maravilha era uma apresentadora infantil e gravou diversos discos. Em um deles ela cantou a música “Não faz Mal”, falando sobre uma mulher abandonada por um antigo amor e que ainda sente a falta dele, mas mesmo assim tenta passar a imagem que está numa boa. Parece inocente, mas é estranho ouvir uma criança cantando “mas eu acordo sozinha a perigo”.
3- “Beijo, Beijinho, Beijão”

Musicas Carrossel
Musicas Carrossel

Maria Joaquina pode ser o capeta em forma de garota mimada, mas dessa vez ela se superou. Na música “Beijo, Beijinho, Beijão”, ela conta sobre sua vontade louca de experimentar um beijo, e se diz influenciada pelos “beijos na televisão”. É isso que queremos ensinar para as nossas crianças? A frequentar baladas e ficar de periguetagem com o coleguinha?
4- “Eu não tô mais com você”

Não tem como uma música chata e cheia de autotune como essa ser própria para crianças, né?
5- “Rock da Lanchonete”

Como alguém autorizou uma música sobre essas para crianças? Este pequeno voraz evoca um cardápio de colesterol e gordura saturada quando conta sua vontade de devorar dezoito milk-shakes. Cadê o SBT providenciando músicas sobre a importância de comer saladas coloridas e de mastigar cada alimento pelo menos 26 vezes?
CALMA! CALMA! Esse post é uma brincadeira! Para começar, nenhuma dessas músicas é “imprópria” para crianças e o motivo é muito simples. A gente tem uma tendência a ir ficando conservador com o tempo, e nos esquecemos de como as coisas são vistas através dos olhos das crianças.

Confesso que fiquei meio perturbado com a música “Não faz mal” ser tocada para crianças, mas aí lembrei que eu conheci essa música quando eu tinha a idade do público do “Carrossel” e não vi maldade nenhuma nela, apenas não entendia o que era “acordar a perigo”. Claro que não é legal expor as crianças a uma música repleta de elementos sexuais (como algo da Valesca Popozuda), mas não podemos também cair no conservadorismo do politicamente correto.