TECLADO PARA INICIANTES

Teclados Arranjadores e Pianos Digitais: guia e dicas para iniciantes na comprar do primeiro instrumento

Você finalmente vai iniciar as aulas de teclado, mas não sabe qual modelo ou marca escolher? Preparamos um guia de compras teclados para iniciantes. Confira tudo e desfrute do seu instrumento.

A música sem dúvida é uma das manifestações artísticas mais marcantes e que consegue despertar e emocionar milhares de pessoas. Todo apaixonado por música já tentou ou vai tentar pelo menos uma vez na vida aprender a tocar algum instrumento.

E se a sua escolha é um teclado, saiba que este instrumento é um dos mais importantes em uma banda, com possibilidades para criar diversos sons e arranjos que agradam a todos.

E como o mercado musical é sempre bastante amplo, existem muitas marcas e modelos de teclados, o que dificulta para quem é iniciante no instrumento fazer uma escolha assertiva.

Afinal, para aprender um instrumento é necessário adquirir um bom modelo para poder estudar e treinar em casa, mesmo fora dos horários de aula.

Antes mesmo de comprar o seu teclado e iniciar suas aulas, já repense seu dia a dia e veja como poderá organizar o seu tempo para poder estudar teclado de forma eficaz. Nada de enrolação, heim? O estudo, a dedicação na prática e um bom instrumento são os componentes que você precisa para ter sucesso!

Meu primeiro teclado – como escolher?
Como falamos anteriormente, existem diversos modelos e marcas diferentes de teclado, sendo que cada um se encaixa em uma necessidade. Esse cuidado no momento da compra é o que vai fazer com que você não precise trocar o instrumento tão rapidamente, economizando assim por um bom tempo.

Por isso, mesmo quem é iniciante, não adianta comprar um teclado muito simples e barato e depois ter que trocar porque está com um instrumento ruim. As marcas mais vendidas como Yamaha, Casio, Roland e Korg oferecem excelentes modelos para quem quer iniciar as aulas de teclado em um instrumento bom e acessível.

1- Escolha um teclado de 5 oitavas

Uma boa pedida para quem é iniciante no teclado é escolher um de 61 teclas, porque quanto mais teclas tiver o seu teclado, melhor. Então essa é uma das primeiras questões que você precisa se atentar.

Existem teclados de 49, 61, 76 e 88 teclas, que é o do tamanho de um piano. Mas um de 61 teclas é o tamanho ideal para praticar a maioria das músicas no início do aprendizado.

2- Sensibilidade ao toque é fundamental

Fuja dos teclados muito baratos, porque esses geralmente não possuem sensibilidade ao toque, e quando você vai tentar tocar algo que tenha timbre de piano, não soará com dinâmica, ou seja, os sons terão sempre o mesmo volume, independentemente da força que você tocar. Então, essa é mais uma questão, procurar um teclado que tenha sensibilidade ao toque, ou o chamado “velocity”.

3- Entrada de pedal de sustain

O pedal de sustain é aquele típico encontramos nos pianos, com a função de sustentar as notas, fazer com que elas soem por mais tempo, mesmo depois que você já tiver liberado as teclas.

4- Saída MIDI ou USB

A saída midi antigamente, tinha o objetivo de possibilitar a dinamica entre os teclados, o que permitir a criação de timbres com diferentes cmadas. Atualmente essa tecnologia é muito pratica para ligar o teclado ao computador, possibilitando o controle de diferentes tipos de instruimentos virtuais. Com a saída MIDI tradicional, você irá precisar de um cabo MIDI USB para ligar o teclado ao computador. Se o teclado já tiver a porta USB, não será necessário nada além do que um cabo USB simples.

5- Caixas de som embutida

Existem teclados que possuem caixas de som embutida. Isso elimina a necessidade de utilização de fones de ouvido ou amplificadores nos estudos do dia a dia. Os teclados arranjadores, os mais populares para quem está aprendendo, geralmente oferecem os falantes embutidos.

6- Saída de áudio P10

A saída de audio (L/R) é uma questão importante que você deve observar na hora de comprar o seu primeiro teclado, estas saídas são para ligar o teclado a um amplificador ou em outras casos conectar a mesa de som.

Para as pessoas que pretendem fazer algumas pequenas apresentações, ou talves, tocar em uma banda, as saídas de audio, (L/R) é sem dúvida um fator importante.

Ter um teclado com saída de áudio é extremamente importante para quem pretende tocar em igrejas, barzinhos, fazer um dinheiro tocando em festas, entre outros.

Pianos digitais – guia de compras teclados para iniciantes

Outra dúvida que tem feito a cabeça dos iniciantes em teclado está relacionada ao piano digital. Trata-se de um instrumento que tenta ser o mais fiel possível a um piano de verdade, inclusive com o mesmo número de teclas, timbre, entre outros.

Nesse caso, o que precisa ser avaliado é:

1- Qualidade e o peso das teclas

Os pianos digitais com maior qualidade, em sua maioria são fabricados com teclas mais pesadas, tudo para simular um toque semelhante ao piano acústico.

2- Qualidade dos timbres

Com melhores amostras do instrumento original, os teclados mais modernos contam com mais memórias para oferecer esse benefício.

3- Polifonia
É a quantidade máxima de notas que o instrumento é capaz de tocar ao mesmo tempo. Não costuma ser um problema no início, mas conforme a complexidade das músicas tocadas aumenta, ter uma polifonia baixa poderá fazer com que algumas notas sumam ao longo da execução, principalmente quando utilizamos muito o pedal de sustain. A polifonia mínima a ser considerada é de 64, sendo ideal contar com 128 vozes.

Teclados arranjadores – guia de compras teclados para iniciantes

Esses modelos denominados teclados arranjadores geralmente são os mais populares e é por isso que eles estão sempre nas vitrines das principais lojas de instrumentos musicais.

Vários desses modelos são voltados para iniciantes e trazem sons e recursos básicos, como banco rico em timbres (voices), acompanhamentos (styles) e canções (songs).

O ponto alto dos teclados arranjadores é o poder que eles têm de realizar acompanhamentos instantâneos.

Esses modelos têm esse nome porque são feitos para ajudar o tecladista a criar arranjos inteiros com ritmo, harmonia e melodia. Tudo isso torna o os teclados arranjadores bastante procurados por quem quer unir o útil ao agradável, aprender e quem sabe tocar sozinho ou com alguma banda.

Com as mídias externas, os teclados arranjadores tem a capacidade de inserir novos ritmos, timbres ou edita-los.

A variação de preços dos teclados arranjadores é interessante: Imagina so uma variação de preço de 300 a 10 mil reais, isso é o que você pode se deparar ao procurar o seu teclado.

Uma maioria dos teclados arranjadores já vem com a interface MIDI ou talvez USB. Isso permite que você possa ligar seu teclado no computador para utilizá-lo com instrumentos virtuais.

Alguns modelos de teclados arranjadores

Teclado portátil Casio 49 teclas – CTK – 240
Yamaha ypt – 340
Korg Pa 300
Ah, vale lembrar que os teclados arranjadores não são indicados apenas para quem é músico iniciante, mas também compositores, músicos que tocam em barzinhos, igrejas, etc.

Teclado Yamaha PSR-F51

Sem dúvida, a Yamaha é uma das marcas mais conceituadas quando o assunto é instrumento musical e essa fama não é diferente com os teclados.

O Teclado Yamaha PSR-F51 é um modelo muito bom para quem quer aprender teclado e não quer precisar trocar de modelo por um bom tempo.

Esse modelo da Yamaha contempla dois fatores ótimos para os iniciantes em teclado: bom preço e qualidade. E nada melhor do que investir em algo que lhe traga um excelente custo benefício, não é mesmo?

Ele é um modelo bastante simples e de fácil utilização, além de possuir um painel intuitivo e tamanho bastante leve e compacto.

Com 120 sons e 114 ritmos, o Teclado Yamaha PSR-F51 oferece coleção que contempla desde bossa nova, samba e até mesmo sertanejo universitário. Tudo para alegrar e fazer a cabeça de qualquer músico.

Teclado Casio CTK-3200

Mais um destaque para quem quer comprar o seu primeiro teclado é o modelo da Casio CTK-3200. Ele é um dos mais escolhidos, tanto por iniciantes quanto por músicos amadores, mas que tocam em bares e outros.

O Casio CTK-3200 oferece funções básicas aliadas a um som de excelente qualidade, além de vir com um sistema de som AHL (Acoustic & Highly compressed Large waveform). Esse recurso muito interessante faz com que a sensibilidade das teclas seja aumentada.

Teclado Roland BK-3

Certamente o Teclado Roland BK-3 é um modelo que exige investimento um pouco mais alto por parte do tecladista iniciante.

Se você é daqueles que quer investir um pouco mais nos seus estudos de teclado e ter um instrumento de muita qualidade, sem precisar trocá-lo por um bom tempo, então o Teclado Roland BK-3 pode ser o modelo pra você.

Ele é sofisticado e oferece qualidade e solidez, aliando também muita durabilidade, o que é excelente para o músico. Ele conta com recursos similares aos modelos da Casio e Yamaha, porém, vem com o diferencial de ter uma porta USB para acesso a diversos formatos de áudio.

Dicas de linhas básicas de teclado para quem está começando

Modelo Yamaha PSR – existem vários tipos, mas a linha PSR da Yamaha é bem bacana e atende muito bem para quem está iniciando as aulas de teclado.

Modelo Casio STK – essa é uma linha da Cássio e que também oferece recursos excelentes para quem é iniciante no instrumento.

Dentro dessas duas linhas existem teclados com diferentes especificações, então sempre verifique e pergunte se o modelo que você deseja tem esses recursos básicos que apontamos ao longo desse artigo, certo?

Agora que você já conhece os melhores teclados para iniciantes, basta comprar o seu e começar a estudar e praticar para se tornar um grande músico! Boa sorte!