CARDÁPIO PARA QUEM TEM GASTRITE

CARDÁPIO PARA QUEM TEM GASTRITE – DIETA ALIMENTOS, CARDÁPIO, CAUSAS E DICAS

Dieta cardápio para quem tem gastrite
Tabela de Conteúdo

Dieta cardápio para quem tem gastrite
O que comer em uma dieta cardápio para quem tem gastrite
O que não comer em uma dieta cardápio para quem tem gastrite
Dieta específica para gastrite com úlcera
Causas da Gastrite
Ferimentos ou doença
Danos ao revestimento do estômago
Infecção causada pela Helicobacter pylori
Doença autoimune
Alergias alimentares
5 Alimentos que quem tem gastrite deve comer
1. Pães
2. Frutas
3. Carne magra
4. Gengibre
5. Batata
Recomendações para quem tem gastrite
Tratamentos para gastrite
Visão geral

Gastrite é o nome usado para qualquer inflamação no revestimento do estômago. A gastrite pode ser aguda (que de repente acontece) ou crônica (que acontece durante um bom tempo). Diferentes tipos de gastrite são causadas por fatores diferentes.

Para a maioria das pessoas, a gastrite não é grave e vai embora depois de tratada. Mas algumas gastrites podem causar úlceras, ou aumentar o risco de câncer.

A dieta é muito importante para a saúde digestiva em geral. O que colocamos no nosso estômago faz toda a diferença na saúde do nosso sistema digestivo. Por exemplo, algumas formas de gastrite são causadas pelo excesso de álcool – seja pela frequência ou quantidade. Evitar certos alimentos e bebidas, substituindo por outros pode ajudar a prevenir ou aliviar a gastrite.

O que comer em uma dieta cardápio para quem tem gastrite

Algumas comidas podem ajudar a melhorar a sua gastrite e diminuir os sintomas. Dentre elas estão:

alimentos ricos em fibras, como maçãs, aveia, brócolis, cenoura e feijão
alimentos com baixo teor de gordura, como peixe, frango e peito de peru
alimentos com baixa acidez ou mais alcalinos, como vegetais
bebidas não gaseificadas
bebidas sem cafeína
probióticos como kombucha , iogurte, kimchi e chucrute

O que não comer em uma dieta cardápio para quem tem gastrite

Comidas gordurosas tendem a piorar a inflamação na parede do estômago. Mas além disso, outras comidas a serem evitadas são:

álcool
café
alimentos ácidos, como tomates e algumas frutas
suco de fruta
comidas gordurosas
comidas fritas
bebidas gaseificadas
alimentos picantes
alimentos que causem alergia ou desconforto

Dieta específica para gastrite com úlcera

Aguns tipos de gastrite podem levar ao surgimento de úlceras. Se você tem úlcera, os tipos de comida a comer ou evitar são basicamente os mesmos da dieta cardápio para quem tem gastrite normal. Só que com a úlcera, você precisa garantir o consumo de alimentos bem nutritivos. Uma dieta saudável, rica em vitaminas, vai ajudar a curar a úlcera.

Pode ser também uma boa ideia conversar com seu médico sobre eliminar leite da sua dieta, mesmo que ele pareça diminuir as dores da úlcera. A longo prazo, laticínios podem piorar a situação.

Causas da Gastrite

Como mencionamos, tipos diferentes de gastrite tem causas diferentes. Algumas delas são:

Ferimentos ou doença

Doenças graves ou ferimentos podem causar gastrite aguda. Um ferimento causado ao seu corpo (e não necessariamente na região do estômago) ou uma doença que afete o fluxo sanguíneo até seu estômago tendem a aumentar a acidez estomacal.

Danos ao revestimento do estômago

Este dano pode ser causado pelos seguintes motivos:

consumo de álcool e drogas
uso de aspirina e certos remédios para dor
consumo de alguma substância corrosiva
infecções bacterianas ou virais
tratamentos radioativos no abdômen ou peito
cirurgia de redução do estômago

Infecção causada pela Helicobacter pylori

Essa bactéria é uma das capazes de causar infecção, e uma causa comum de gastrite. Sua prevalência é maior em países subdesenvolvidos. Geralmente começa na infância, embora alguns sintomas possam surgir apenas na vida adulta.

Doença autoimune

Doenças autoimunes também podem causar gastrite. Isso ocorre quando o seu próprio sistema imunológico destrói o tecido saudável da parede do seu estômago.

Alergias alimentares

A ingestão de alimentos alergênicos pode ser um gatilho de gastrite naqueles que já tem uma desordem gastrointestinal. É importante falar com seu médico para descobrir suas alergias.

5 Alimentos que quem tem gastrite deve comer
Os alimentos indicados para quem tem gastrite são:

Pães
Frutas
Carnes magras
Gengibre e
Batata
Esses alimentos servem para aliviar ou evitar a piora dos sintomas da gastrite, principalmente a dor.

Tais alimentos devem estar incluídos na dieta pois ajudam a proteger a mucosa gástrica (parede do estômago), facilitam a cicatrização de feridas que porventura já existam, evitam o agravamento dessas lesões e favorecem o bom funcionamento do estômago.

Outros alimentos indicados para quem tem gastrite são: cereais, arroz, massas, leite e derivados desnatados ou light, peixes, ovo cozido, gelatina, manjar, temperos frescos e chás (erva doce, camomila, cidreira, hortelã, maçã).

1. Pães
O pão protege a mucosa do estômago e atua como uma esponja, absorvendo parte do suco gástrico que poderia agravar os sintomas da gastrite.

2. Frutas
Quem tem gastrite deve comer entre 2 e 4 frutas por dia. Maçã, banana, pera, mamão e melão estão entre as mais indicadas. Frutas ácidas como laranja, abacaxi, kiwi, morango e limão podem irritar a parede do estômago, dependendo da tolerância de cada um.

3. Carne magra
A proteína mais indicada na dieta de pessoas com diagnóstico de gastrite deve ser sempre a carne magra. Menor teor de gordura e preparado assado, cozido ou grelhado. O frango deve ser consumido sem pele.

4. Gengibre
O gengibre tem ação anti-inflamatória, reduzindo assim os sintomas, como a dor, a queimação e as náuseas. Além disso, possui propriedades antissépticas e bactericidas que auxiliam na eliminação e controle da Helicobacter pylori.

Para isso, o gengibre deve ser consumido cru. Basta cortar um pedaço de 2 cm de gengibre, descascar e mastigá-lo puro ou misturar na comida. Se preferir, pode optar pelo chá de gengibre.

5. Batata
O suco de batata crua ajuda a proteger o estômago dos sintomas da gastrite, diminuindo a acidez, a queimação, a dor e a azia. O suco pode ser obtido espremendo uma batata grande ralada com um pano ou contra um coador bem fino. Lembrando que o suco deve ser bebido puro.

A dieta cardápio para quem tem gastrite deve ainda ser rica em líquidos (água e sucos) e lembrar sempre que todo alimento deve ser ingerido com moderação. Nada em excesso faz bem ao nosso organismo.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Jejum Intermitente: O que é, Veja Como fazer jejum intermitente e se emagrece
Dieta Low Carb: Guia e Cardápio Low Carb Para Melhorar Sua Saúde
Dieta para Emagrecer Rápido e Saudável

Recomendações para quem tem gastrite
Se alimentar várias vezes ao dia e com pequenas porções de alimentos. O recomendado é fazer de 5 a 6 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia) e não ficar mais de 3 horas em jejum.
Comer com calma, é importante comer devagar, em ambientes tranquilos e mastigar bem os alimentos, evitando beber durante as refeições.
Evitar alimentos que irritam o estômago, como as frituras, os picantes, os ácidos, temperos, condimentos, ketchup, mostarda, feijão, leguminosas, brócolis, couve, carnes gordas, gorduras e frituras, bebidas gaseificadas e alcoólicas.
Evitar o estresse, outro fator que deve ser controlado para diminuir as crises de gastrite.
Evitar o uso excessivo de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios ou se auto medicar, pois é outra causa bastante comum de gastrite na nossa população.

Tratamentos para gastrite

A gastrite é tratada com antiácidos. Quando é causada pelo H. pylori, antibióticos também serão recomendados. Você também precisará evitar os principais causadores de gastrite, como álcool, aspirina ou remédios para dor. Probióticos suplementares podem ajudar a controlar a gastrite e prevenir episódios futuros.

Visão geral

Quanto tempo uma crise de gastrite durará depois de você começar o tratamento depende muito do tipo, causa e gravidade. Na maioria das vezes, melhorias ocorrerão bem rápido, depois de começar o tratamento. Esteja sempre em contato com seus médicos, e os consulte antes de mudar a dieta ou a medicação, mesmo que seja algo aparentemente bobo, que não precise de prescrição.