Como Comprar Suculentas

Guia completo para comprar suculentas

Escolher a planta suculenta que mais nos convém nem sempre é uma tarefa fácil. Comprar plantas é empolgante, são todas tão lindas! Mas se você não fizer a escolha certa, a alegria não durará muito.

Você é daqueles que hesitam quando está no berçário, diante de uma bandeja de suculentas, tentando escolher uma para sua casa? Já me aconteceu muitas vezes e hoje vou contar tudo o que aprendi na hora de comprar uma planta. Não perca a minha experiência porque estou economizando meses de visitas ao berçário.

Você já deve saber quais espécies está procurando ou talvez ainda não tenha decidido sobre nenhuma. Em qualquer dos casos, antes de ir às compras, este artigo irá ajudá-lo a escolher a suculenta perfeita para si.

Qual é a planta suculenta ideal para você?
Sempre se disse e é verdade que as plantas suculentas não precisam de muitos cuidados. Esta é uma afirmação correta na grande maioria dos casos, mas existem algumas suculentas que precisam de menos cuidados do que outras. Além disso, há pessoas com tendência a se esquecer de regar as plantas, enquanto outras as regam com demasiada frequência. Tanto que são “assassinados” por excesso de zelo.

Para saber com que tipo de suculenta você vai se dar melhor, há algumas coisas que você deve considerar:

O tipo de cuidado que você pode dar
Onde sua suculenta crescerá?

Pense por um momento nas seguintes questões:

Você se esquece de regar ou rega com frequência?
Você planta dentro de casa, onde há pouca luz?
Você tem espaço ao ar livre para a sua suculenta? Sol ou sombra?
Se a planta vai ficar ao ar livre, o clima é ameno ou frio?

As respostas a essas perguntas o ajudarão a escolher sua planta. Algumas suculentas precisam de muito sol, enquanto outras preferem ficar na sombra. Alguns requerem regas mais frequentes do que outros. Existem alguns que funcionam bem em ambientes internos, onde a luz é menos brilhante, mas não todos. E algo não menos importante são as temperaturas no inverno, poucas suculentas podem tolerar as noites frias de inverno.

Portulacaria Afra
Também é conhecido como Bush of Plenty. É uma suculenta altamente ramificada que se transforma em um pequeno arbusto. A planta adulta pode tolerar o sol direto, mas embora seja pequena, ela prefere uma sombra muito brilhante do lado de fora. Mas tome cuidado, não é resistente ao frio. É uma das suculentas que tem menor capacidade de armazenamento de água e embora não deva ser regada diariamente, tem que ser feita com mais frequência do que com outras suculentas.

Hawortia fasciata
Muitos o chamam de planta zebra. É uma suculenta que se dá muito bem em ambientes com pouca luz, o que a torna uma candidata perfeita para cultivo em interior. Mas tenha cuidado! Sempre perto de uma janela que forneça luz suficiente. Também não é tolerante ao frio. Quanto à rega, não é uma planta que deva ser negligenciada.

Echeveria
Echeverias crescem melhor ao ar livre, ao ar livre e a maioria (pelo menos as que eu conheço) em pleno sol. O problema é que não suportam o frio e, no inverno, só ficam do lado de fora em climas temperados. Se as temperaturas caem muito, elas congelam, então em climas frios você tem que levá-las para o inverno dentro de casa. São plantas regadoras pouco frequentes, só precisam de água quando o substrato está seco.

Sempervivum
Eles são uma das suculentas mais resistentes ao frio. Eles podem suportar temperaturas muito baixas e até geadas moderadas. Gostam de receber algumas horas de sol, melhor sol pela manhã. São também plantas que permitem algum descuido com a rega. Na verdade, você pode dizer imediatamente quando eles estão com sede: as folhas dobram-se para trás e a roseta parece estar fechando. Isso significa que eles precisam de água.

A lista de suculentas é muito longa, longa demais para detalhar aqui as necessidades de todas elas. Com o tempo continuaremos falando sobre outros gêneros, falando sobre as qualidades de cada variedade e suas necessidades. Agora, vamos passar para as generalidades que o ajudarão a acertar em qualquer gênero que você escolher.

Que tamanho comprar
Se você visitou um viveiro e abordou a seção de cactos e suculentas, notou que as plantas podem ser compradas em muitos tamanhos diferentes. Desde pequenas plantas em vasos de 5 cm até grandes suculentas em grandes vasos. Os pequenos são muito apreciados pelos colecionadores, que tendem a cultivar muitas variedades em vasos diferentes. Suculentas em recipientes maiores são geralmente espécimes adultos usados em jardinagem e paisagismo. Obviamente, existe uma grande diferença de preço.

Existem também tamanhos intermediários. Em vasos de 11 cm, 13 cm, 15 cm e ainda maiores. Quanto maior o recipiente, mais fácil de cuidar. A planta é mais adulta, tem sistema radicular mais desenvolvido e, por outro lado, o vaso maior retém mais água, não seca tão rapidamente e as regas podem ser menos frequentes.

Uma suculenta em uma panela de 20 cm precisa de menos manutenção do que uma em uma panela de 11 cm. Se passarmos a 30 cm do vaso, as necessidades de manutenção diminuem ainda mais, e assim sucessivamente.

Suculentas em potes maiores são mais caras, mas isso significa que provavelmente durarão mais e vale a pena.

Estacas e mudas
A maneira mais barata de adquirir uma suculenta é comprando uma muda. São pedaços de suculentas sem raízes que, quando você os planta, vão crescer e se tornar uma nova planta. Se nunca o fez, está interessado em ler o artigo “Reprodução de suculentas por estacas”.

Este é um corte de echeveria. Nunca comprei, mas troquei com vizinhos e amigos. É a forma mais barata de obter uma boa coleção.

A seguir estão o que chamo de mudas, pequenas mudas com um pouco de terra que se compram sem vaso ou em vaso pequeno de 5,5 cm. Normalmente eles já têm algumas raízes. Mas tome cuidado! Às vezes fico surpreso que, quando tirei uma planta, ela ainda não tinha raízes.

Nos viveiros e centros de jardinagem é muito comum encontrar suculentas em vasos de 5,5 cm. Às vezes são redondos, às vezes são quadrados. São muito baratos mas, apesar de terem alguma sujidade na base, nem sempre têm a raiz já formada. Tenha muito cuidado ao retirá-los do recipiente, pois se fizer esticando a planta, pode danificar as raízes incipientes.

Agora que você sabe como determinar o tamanho de planta mais adequado para você, pode fazer a compra. As suculentas estão à venda em quase qualquer lugar: centros de jardinagem, creches, supermercados, bazares e até lojas online.

Compre em lojas locais
As plantas suculentas estão disponíveis em muitas lojas e, dependendo de onde você mora, são muito acessíveis. Imagino que na minha zona, onde o clima é temperado e muito propício para eles, seja mais fácil encontrá-los do que nas zonas frias. Imagino que possam ser encontrados em centros de jardinagem em todo o país, independentemente do clima. Também os vejo aqui nas portas dos bazares, embora normalmente não tenham o melhor aspecto. Venho vê-los em supermercados como o Lidl, quando chega a primavera e eles colocam plantas à venda.

O mais seguro é ir a um centro de jardinagem ou a um viveiro, é onde se encontram plantas de melhor qualidade.

Mercados organizados para coletores e produtores venderem plantas estão se tornando cada vez mais populares. Aqui, no jardim botânico de Valência, se instala um fantástico mercado onde se podem encontrar plantas a muito bom preço e em muito bom estado. Também nesses mercados podemos ver plantas exóticas e verdadeiras raridades. Nesses locais você também pode comprar com garantia.

A vantagem de comprar na loja local é que você pode escolher a planta e verificar na hora seu tamanho e qualidade. A desvantagem é que nem sempre você encontra a planta que está procurando, você tem que se contentar com o que a loja tem à venda naquele dia. Também não é comum encontrar variedades especiais em lojas não especializadas em suculentas.

Escolhendo a planta mais saudável
Embora pareça desnecessário comentar sobre isso, acho interessante lembrar. Escolha uma planta saudável e bonita, sem cicatrizes, folhas quebradas, pastosas ou descoloridas. Observe que eles não têm insetos. Tente até tocá-las um pouco para ver se as folhas não se soltam ao menor toque. Isso serve para verificar se não foi regada excessivamente, as folhas devem estar túrgidas e firmes. Nunca compre uma planta com folhas moles ou flácidas.

A cor também dá uma ideia da saúde da planta. Plantas bem preservadas, com boa iluminação e irrigação, tendem a ter cores vivas e vivas.

Plantas com ventosas
Uma planta com rebentos pode significar muitas plantas no futuro. É outra característica muito interessante que eu pessoalmente noto. É como comprar várias plantas em uma.

É um evergreen cheio de jovens. Em inglês eles chamam de “Hen and chicks”, algo como “hen and chicks”

Eles nem sempre são visíveis a olho nu. Se você vir apenas uma planta no vaso, olhe embaixo das folhas na base e você verá que há pequenas mudas brotando.

Suculentas pintadas
Não gosto dessa ideia de pintar as suculentas coloridas, mas elas estão por toda parte. Agora que o Natal está chegando, você tem certeza de vê-los pintados em cores brilhantes ou com glitter anexado. É um atentado à saúde da planta que, com aquela demão de tinta, dificilmente conseguirá respirar e se desenvolver bem. Meu conselho é não comprá-los.

Compre suculentas online
Existem lojas especializadas em suculentas que fazem a venda pela internet. A principal vantagem é que a variedade de plantas diferentes é maior e você pode encontrar exemplares mais incomuns. Além de não ser necessário sair para procurá-los, eles chegam diretamente na porta de sua casa.

Algumas lojas online permitem que você escolha as variedades, outras preparam bandejas variadas de cactos e suculentas. A desvantagem é que eles são um pouco mais caros e as plantas podem ser danificadas durante o transporte. Mas os vendedores tentam embalá-los bem e assumir a responsabilidade por grandes danos. Pelo menos é assim que deve ser sempre.

É normal que as plantas cheguem sujas com alguma terra devido ao movimento da embalagem durante o transporte. Isso é facilmente resolvido soprando um pouco ou usando uma pequena escova de cerdas macias para remover o substrato que ficou entre as folhas.

Onde comprar suculentas online
No catálogo do Planeta Huerto encontramos uma bandeja com suculentas variadas e muito interessantes.

Na Amazon a oferta é muito ampla. Estas são três opções muito simpáticas entre as muitas que poderá encontrar se colocar “suculentas” no motor de busca da plataforma. Se você pesquisar na Amazon UK, que é onde eu encontrei mais, o que você deve colocar é “suculentas”.

Transplante de suculentas
Depois de compradas as plantas, é uma boa ideia transplantá-las. Principalmente aqueles que compramos em potes pequenos, porque o tamanho do recipiente não é adequado para mantê-los por muito tempo. Qualquer suculenta também deve ser transplantada se as raízes aparecerem pelos orifícios de drenagem, o que significa que ela não tem mais espaço para crescer e devemos mudar para um recipiente maior.

No novo recipiente, tente usar um substrato apropriado. Já comentei outras vezes mas insisto, deve ser um substrato que drena bem e permite que as raízes fiquem bem ventiladas. Solo Compo para cactos e suculentas me cai muito bem . O substrato é muito importante para o bom crescimento das suculentas, recomendo que leia “O melhor substrato para as suculentas”.