Como Cuidar de Terrario Suculento

Como cuidar de um terrario suculento

Cuidar de um terrario suculento não é uma coisa fácil, eu sei por experiência própria. Dentro de casa eles resistem muito e mais se estiverem dentro de um recipiente de vidro. Mesmo assim, hoje dizemos a vocês tudo o que precisa ser feito para que nossas plantas fiquem confortáveis e vivam o maior tempo possível em um recipiente deste tipo.

As suculentas são muito resistentes. É por isso que os amamos, apesar de já termos matado mais de um quando começamos, seja por muita rega, por muito sol ou mesmo por falta de luz. Quando você é iniciante, costuma associar qualquer mancha, folha danificada ou anomalia à falta de rega, sem lembrar que a necessidade de água das suculentas é muito diferente das outras plantas. As suculentas demoram muitos dias a partir do momento em que o substrato seca até ficarem com sede. Se algo não está indo bem, eles não devem ser regados imediatamente, mas sim analisar os sintomas para saber a que se devem. Agora, se você não os rega há semanas ou meses, é mais provável que seja raro devido à falta de água.

Por que minha suculenta está morrendo? O mais comum e provável: devido ao excesso de água
Com que frequência devo regar minhas suculentas? Cada vez que o substrato seca completamente. Isso depende de onde moram: temperatura, ventilação, umidade, etc. As suculentas são plantas de zonas áridas, por isso não precisam de muita água. Na verdade, eles não gostam de solo úmido, suas raízes são muito sensíveis à umidade.

Basicamente, há duas coisas que você deve controlar para que as suculentas do seu terrario não morram: luz e água

A luz certa
Todas as suculentas precisam de luz, mas como saber quanta luz é suficiente? Observe suas plantas e compare com os seguintes sintomas que indicam excesso ou falta de iluminação.
Baixa luminosidade
As plantas que não recebem luz suficiente crescem, alongam-se e se curvam em busca de um refletor. Isso é chamado de estiolamento. A falta de luz também faz com que as plantas fiquem pálidas e percam a cor.

Solução: Mova sua planta para um local com luz mais forte. Nunca passe uma suculenta da sombra para o sol de repente, porque ela vai queimar. Movê-los da sombra para o sol requer algum “treino”, dando-lhes um pouco mais de luz a cada dia para que se acostumem. Comece com alguns minutos por dia e aumente o tempo gradualmente. Se você não puder levá-los para fora, coloque-os na frente de uma janela ensolarada. Se isso também não for possível, você só tem a opção de fornecer luz artificial com lâmpadas disponíveis para esse fim.

Muita luz
Existem algumas suculentas que não se dão bem sob a luz direta do sol (alguns aeoniums, por exemplo) e quase todas as suculentas, quando são pequenas, podem queimar se forem deixadas ao sol por muito tempo. Isso acontece principalmente se estiverem dentro de um terrario de vidro que refrata e amplifica o efeito dos raios solares. Os sintomas são manchas escuras e secas nas folhas, queimaduras de sol. Você também pode notar que eles secam de fora para dentro.

Solução: Afaste o terrario da fonte de luz. Não dê a ele água extra, ele não precisa. A menos que o substrato também esteja completamente seco. Se houver folhas secas, nada acontece, novas folhas crescerão. Às vezes, a solução é tão simples quanto fechar as cortinas ou cobrir o terrario com gaze durante as horas de sol.

A rega correta
Regar dentro de um terrario é diferente de regar em uma panela drenada. O terrario não possui orifícios para escoar o excesso de água e por isso o sistema de inundação não se aplica nestes casos. Ainda assim, a regra prática é molhar completamente o solo e esperar que seque completamente antes de fazê-lo novamente.

Ao despejar a água, ela não deve cair em um ponto. A água vai penetrar no fundo sem se espalhar pelo substrato. A maneira correta é espalhar a água suavemente por toda a superfície.

Falta de água
Os sintomas geralmente são que toda a planta ou algumas de suas folhas estão enrugadas. As folhas secam e descascam.

Solução: Mesmo se você notar que eles estão secos, não se preocupe muito. As suculentas são capazes de resistir a longos períodos de seca até limites inesperados. Não se apresse em inundar com água, lembre-se que não há furo por onde sai o excesso de água. Use um pequeno aspersor para borrifar a água até que o solo fique úmido. Faça isso devagar e com cuidado para que todo o substrato fique igualmente úmido.

Excesso de água
É o erro mais comum. Os sintomas são que as folhas incham muito, principalmente as mais baixas. Eles são pálidos a brancos ou amarelos com uma aparência translúcida e, em seguida, enrugam e descolam facilmente.

Solução: pare de regar por tempo suficiente até ver que o substrato está completamente seco. Você pode saber pela aparência do terreno em vista, mas também pode verificá-lo afundando cuidadosamente o dedo. Você pode usar um palito de dente, como se estivesse fazendo um bolo.

Se você passou tanto tempo com a água que o terrario está realmente inundado, você terá que tomar medidas desesperadas. Compre uma seringa com agulha longa e use-a para tirar o máximo possível de água do fundo. Qualquer truque que você imaginar para remover a água pode ser usado para evitar ter que desmontar o terrario e começar com terra seca. Não consigo pensar em mais nada, mas se alguém tiver outro, adoraria compartilhá-lo nos comentários.

Por fim deixaremos o terrario em local bem iluminado (sem sol direto) e ventilado para promover a secagem. Regaremos normalmente novamente quando estiver completamente seco. Algumas folhas ou ramos podem morrer, mas isso não significa que a planta inteira esteja. Eles vão se recuperar com amor e tempo.

Problemas de terrario
Detectamos folhas ou partes mortas
Que algumas partes de uma matriz suculenta são completamente naturais. Acima de tudo, as folhas inferiores da planta, que envelhecem à medida que as folhas novas crescem. É conveniente retirar as folhas mortas que, além de estragar a aparência, podem produzir bactérias.

Uma suculenta inteira está morta
Se uma planta isolada morrer, é aconselhável retirá-la o mais rápido possível para tentar evitar que o problema se espalhe para outras. Haverá um espaço livre no terrario onde podemos plantar uma nova suculenta ou, se o assunto for complicado, preenchê-la com um pequeno enfeite: uma bela pedra ou uma pequena figura decorativa.

Todas as plantas do terrario parecem fracas
Se você notar que todo o terrario tem uma aparência podre e todas as plantas estão murchas, é provável que ele precise de mais luz ou mais comida.

A falta de luz é detectada porque as suculentas tornam-se finas e muito esticadas, adquirindo um aspecto raquítico que não é característico delas. Se for esse o caso, pode-se podar e colocar o terrario num local com mais luz, para que comecem a ficar mais gordinhos e voltem ao tamanho normal.

As plantas de terrario crescem em um espaço pequeno com pouco substrato, esgotando rapidamente os nutrientes do solo. Principalmente em ambientes fechados, onde a temperatura permanece amena o ano todo e as plantas nunca param. É aconselhável fertilizá-los uma vez por mês com uma pequena quantidade de composto suculento.

Seguindo estas dicas é possível que o nosso terrario dure muito tempo, embora devamos estar atentos que é um habitat muito artificial para estas plantas e manter o seu equilíbrio muitas vezes é difícil.