O MELHOR SUBSTRATO PARA SUCULENTAS

O MELHOR SUBSTRATO PARA SUCULENTAS
Um substrato bem drenado é essencial para as suculentas, pois a água acumulada nas raízes pode matá-las. Vamos ver como preparar uma boa mistura para eles.

A irrigação é um fator fundamental para que as plantas suculentas cresçam saudáveis e se desenvolvam bem. Para regar adequadamente estes tipos de plantas, devemos molhar o substrato e esperar que seque completamente antes de regar novamente. Mas o substrato não deve ficar molhado por muito tempo. Depois de alguns dias de chuva, as raízes das suculentas começam a sufocar e apodrecer, e a planta morrerá.

O cultivo de suculentas é muito mais fácil se você usar um substrato apropriado

Um dos motivos que mais causa falhas no cultivo de suculentas, cactos e suculentas em geral é o uso de substrato inadequado. Sei disso por experiência própria e pelo que vi em muitas das perguntas que você me fez. É um fator com o qual o iniciante se preocupa pouco e só depois de muitos erros é que descobrimos que a causa estava lá. Apesar de colocá-los no melhor local do jardim, com sol, sombra, com rega adequada, etc., se o solo não estiver correto, teremos problemas.

Propriedades do substrato para suculentas
Para evitar que a água se acumule dentro do vaso ou no solo do jardim, o substrato deve ter duas qualidades fundamentais:

1.- Escorra corretamente, de modo que não retenha água e não empacote
2.- Ser poroso e ventilado, de forma que o ar penetre bem e seque a umidade

Ousaria dizer que um substrato ruim é o segundo erro mais comum, depois de uma rega incorreta.

A mistura ideal para suculentas deve ter partículas relativamente grandes, que permitem a circulação de ar e água, e alguma matéria orgânica. Nas lojas você encontra já preparado, mas depois de muita pesquisa de como prepará-lo em casa pude encontrar muitas possibilidades.

Terreno preparado para cactos e suculentas

São substratos específicos para suculentas e cactos que encontraremos em lojas especializadas e atendem perfeitamente às necessidades de drenagem e ventilação. Costumam trazer pouca matéria orgânica porque em geral as suculentas e os cactos não são muito exigentes em nutrientes, mas dependendo da espécie pode ser necessário fornecer algum composto. Eles são um pouco caros e não são melhores do que aqueles que nós mesmos podemos fazer.

Substratos caseiros

Fazer a mistura em casa tem a vantagem de poder experimentar diferentes combinações e ficar com a que funcionar melhor para você. Além disso, é muito mais barato. Se, como eu, você tem um jardim, ter areia separada é muito útil quando você precisa fazer alterações no jardim.

As suculentas precisam crescer em um substrato que contenha água suficiente para absorver o que precisam, mas que seque rapidamente para que as raízes não apodreçam. As suculentas realmente absorvem a água ao seu redor, não por contato direto. Com o solo sempre úmido, consomem o excesso de água e as células das raízes e folhas se desfazem, causando a morte da planta.

Um bom substrato é uma mistura arenosa com as qualidades descritas acima mais uma certa dose de nutrientes, mais ou menos dependendo da espécie. Para isso vamos combinar areia de rio (nunca areia de praia por causa do sal), areia grossa ou cascalho muito fino e alguma matéria orgânica ou composto. Opcionalmente, pode-se incorporar perlita ou vermiculita, que absorve a água e a libera lentamente.

Ingredientes e quantidades para preparar um substrato para cactos e suculentas
Este é o que eu costumo usar:

1 parte de composto
1 parte de areia fina de rio
1 parte de vermiculita

Outra receita com partículas mais grossas que também funciona muito bem:

1 parte de casca de pinheiro triturada
1 parte de vermiculita
1 parte de cascalho fino

Nunca preparei misturas com fibra de coco, mas comprei uma suculenta que tinha como substrato, então também pode ser usada. Também ouvi falar de receitas que pedem pedra-pomes triturada, talvez ela possa substituir a vermiculita.

Contanto que suas suculentas sejam saudáveis no substrato em que são plantadas, não se preocupe, o solo certo depende de muitos fatores como o clima ou se estão em ambientes fechados ou ao ar livre. Mas se você descobrir que algo não está funcionando bem, desconfie do substrato e troque sua planta por um vaso com uma boa mistura.