Saiba escolher a melhor ração para o seu cachorro em 5 passos

Saiba escolher a melhor ração para o seu cachorro em 5 passos

Quando temos um animal de estimação, sabemos que devemos ter uma série de cuidados especiais e ajudá-los com todas as suas necessidades. Assim como exercício, atenção e carinho, a alimentação é um dos cuidados essenciais para oferecer um desenvolvimento saudável para seu bichinho. Portanto, é sempre importante observar qual a melhor ração para cachorro antes de levar alguma para casa.

No post a seguir vamos falar sobre os diferentes tipos de ração e os motivos para que elas sejam melhores de acordo com cada característica do seu cão. Acompanhe nossas dicas e acabe com suas dúvidas sobre qual é a melhor ração!

Qualidade da ração
Qual é um dos primeiros e mais confiáveis indicadores de qualidade de um produto? O preço. Considere com cuidado ofertas tentadoras de rações em preços muito abaixo da média. Possivelmente, podem ser produtos de qualidade inferior, pouco nutritivos e fabricados sem o devido cuidado.

Tenha sempre em mente que a ração deve suprir todas as necessidades alimentícias de seu pet. Em tese, deve funcionar como o único alimento para ele comer. Rações de qualidade são balanceadas com as quantidades corretas de proteínas, carboidratos, fibras, gorduras e vitaminas necessárias para cada cachorro. Considerando-se determinado porte, idade e raça, essas necessidades são diferentes e levadas em conta na fabricação do produto.

Portanto, ao não se observar a qualidade de uma ração, há risco de submeter seu cachorro a uma dieta menos saudável, que, como nos seres humanos, pode trazer malefícios a longo prazo. Um excesso de gorduras ou de aditivos químicos de baixa qualidade, por exemplo, são riscos possíveis e podem, claramente, ocasionar prejuízos à saúde do animal.

Standard, Premium e Super Premium
As rações Standard, Premium e Super Premium variam conforme a qualidade das matérias-primas utilizadas, e é uma diferenciação adotada pela maioria das marcas.

As de tipo Standard possuem os nutrientes básicos essenciais para uma alimentação balanceada. As Premium acrescentam suplementos de vitaminas, ômega 3 e ácidos graxos. Por outro lado, as Super Premium possuem essa fórmula fortalecida, mas com ingredientes de procedência ainda melhor e um processo produtivo mais cuidadoso.

A depender das necessidades especiais que seu cão possa ter, pode ser recomendado que ele coma rações Premium ou Super Premium. Falaremos abaixo um pouco mais sobre as necessidades especiais — mas já adiantamos que é sempre importante consultar um veterinário para ver antecipadamente se seu cachorro necessita de algum nutriente a mais ou de uma dieta específica.

Porte do seu pet
O porte de seu cachorro determina a quantidade de alimento que ele precisa para se sustentar. Conforme o porte, cada porção de ração terá uma fórmula diferente, priorizando as necessidades de cada tamanho.

Cães de porte pequeno (1 a 10 kg), por exemplo, tem características específicas, como maior reserva e gasto de energia e alta expectativa de vida. Portanto, as rações para cachorros pequenos pretendem garantir a melhor conversão do alimento em energia, além de fornecer antioxidantes para contribuir com uma vida longa.

O porte médio (11 a 25 kg) dos cães ainda é considerado por poucas marcas, por não trazer tantas peculiaridades a seu metabolismo. As rações para cães de porte médio tendem a favorecer a expectativa de vida e a imunidade do animal, fornecendo antioxidantes.

Por outro lado, os cachorros de porte grande (de 25 kg em diante) possuem naturalmente uma expectativa de vida um pouco menor, e predisposição a doenças de coração e nos ossos. Rações para portes grandes costumam acompanhar alguns medicamentos para prevenir essas doenças, e analgésicos, além de ingredientes de melhor qualidade para garantir a melhor absorção possível de nutrientes.

Idade do seu amigo
Cada fase da vida depende de determinados nutrientes para ser aproveitada com saúde. Nos humanos é assim e nos animais também. A infância depende de maior carga energética e de minerais que favoreçam o crescimento, como o fósforo. Já a velhice demanda mais cuidado com os ossos e antioxidantes para suprir o desgaste natural do organismo.

Rações para filhotes são recomendadas para cachorros de um mês a um ano de idade, e possuem a fórmula ideal para o crescimento e para cuidar do organismo frágil e em desenvolvimento.

Cães adultos, acima de um ano de idade, necessitam de rações mais bem equilibradas, com proteínas, fibras e carboidratos suficientes para garantir energia, disposição e o funcionamento adequado de seu corpo.

Já rações sênior podem variar conforme o porte. Para portes grandes, por terem expectativa de vida geralmente menor, recomenda-se começar a dar a ração sênior a partir dos sete anos de idade. Para portes menores, entre nove e dez anos.

As rações sênior se adequam à baixa atividade que cães mais velhos costumam ter, oferecendo uma dose menor de calorias e proteínas para prevenir ganho de peso. Além disso, são rações de fácil mastigação e garantem o fortalecimento dos ossos e articulações.

Raça do cachorro
Cada raça possui características específicas, para além das peculiaridades de porte e idade. A depender da raça, cada nutriente é absorvido de uma forma, e cada órgão pode funcionar de modo diferente.

Com isso, rações específicas para cada raça garantem que os órgãos funcionem da forma correta e previnem problemas futuros.

Casos específicos
O acompanhamento de um veterinário é essencial em todas as fases da vida do animal, cuidando de seu desenvolvimento e garantindo que ele está recebendo a dose adequada de nutrientes para sua raça e suas características. Um veterinário pode apontar os cuidados necessários para evitar doenças específicas e sobrepeso, indicando a ração cabível.

Há determinadas rações, por exemplo, que são recomendadas para reduzir o volume e enrijecer as fezes do cachorro, o que é ideal quando se mora em apartamento. Problemas com a pele e com a pelagem também podem ser tratados com uma alimentação adequada.

Procure a ajuda de um veterinário e observe o comportamento de seu pet: procure oferecer a ração que mais agrade e que seja adequada às eventuais necessidades especiais.

Quando for comprar ração para cachorro, lembre-se sempre de observar cuidadosamente suas características afinal, a subdivisão de rações entre idade, porte e raça não é mero luxo, mas determina se ela terá os nutrientes necessários para a característica correspondente, garantindo uma refeição mais completa e a prevenção de problemas futuros.

Agora você sabe tudo que precisa para garantir a compra certa da ração para cachorro! Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre produtos para seu pet, não deixe de entrar em contato conosco.