Suíça Turismo

Suíça: Como montar seu roteiro
A grande maioria das perguntas que recebo no Blog é sobre roteiros na Suíça (ou sobre o melhor roteiro na Suíça). Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre quais cidades visitar e quantos dias ficar… Bom, para tentar ajudar um pouco, bolei um roteiro super prático e fácil para quem vai visitar o país do chocolate pela primeira vez. É um roteiro onde dará para conhecer as principais cidades, atrações e experimentar a diversidade cultural que só a Suíça tem. Fiz um roteiro para as estações mais quentes em que os dias são longos e o clima mais agradável, misturando o clássico, rústico e moderno. Um roteiro para você curtir um pouco do que a Suíça tem de melhor…

E, quem sabe se apaixonar e voltar mais vezes… 🙂

Modelo de Roteiro na Suíça
1ª dia – Zurique. Chegada em Zurique e dia livre.
2ª e 3ª dia – Zurique. Acorde cedo e vá visitar a Bahnhof-Platz (praça central dos tradicionais bondes azuis), a catedral Grossmünster, a Rua Nieddorfstrasse (rua dos bares e restaurantes), a Bahnhof Strasse (Centro de compras), o prédio da Operhaus, o Rietberg Museum, a Augustinergasse (ruela com aspecto medieval), o Seefeld Quai (parque que margeia o lago e a ponte do Quai-Brucke entre outros pontos super legais. Em Zurique, você terá uma idéia do lado moderno e inovador da Suíça. No final do 3ª dia, pegue um trem para Lucerna (30 50 min – 25 euros).

4ª e 5ª dia – Lucerna. Aproveite o dia para visitar o Centro de Convenções e Cultura de Lucerna, o monumento a cidade, Igrejas (há muitas e todas lindas!), a antiga muralha, a Kappelbrücke (Ponte da Capela – foto), Wasserturm (Torre de água), o Löwendenkmal (escultura de um leão caído) e os Alpes (Monte Pilatos – Talvez voce precise de um dia inteiro para visitá-lo). Termine o dia com um passeio no lago da cidade. Pegue um trem para Berna (30 min entre 1 hora a 1 hora e 26 minutos – 25 euros) no final do 5ª dia.

6ª dia – Berna. Minha cidade preferida. Pegue um trem de Lucerna para Berna (30 min – 25 euros). Ao chegar, visite o centro histórico e medial onde há muitas lonjas. Observe as inúmeras fontes da cidade, cada uma com um tema diferente! Em um dia voce conhece super bem a cidade e suas atracoes: Zytglogge (600 anos da Torre do Relógio de Berna), Parque dos ursos, a Catedral de Berna, o Rio Aare, Jardim das Rosas e muito mais 🙂 Pegue um trem para Interlaken no final do dia.

7ª e 8ª dia – Interlaken. Trem para Interlaken pela manhã (20 min – 20 euros). É uma das cidades mais charmosas da Suíça. Cercada por montanhas e lagos, Interlaken é o porto de encontro para quem vai em direção aos Alpes Suíços – Eiger, o Monch e a Jungfrau (Há neve o ano todo!). Possui inúmeros restaurantes e bares com uma visão deslumbrante dos Alpes. Se voce está procurando estacoes de esqui, este é um dos melhores locais! Mas você precisará de mais alguns dias 🙂 Se gosta de esportes de aventura, este é o lugar certo! Pegue um trem para Genebra (45 min. – 30 euros) no final do 8ª dia.

9ª e 10ª dia – Genebra. Cidade maravilhosa que vai do rústico ao moderno. O Lago de Genebra (Lac Léman) fica no centro da cidade, separando a “velha” e “nova” cidade. Neste lago há o famoso o jato d’água – Jet d’Eau – e a sua frente, o famoso relógio de flores (Floral Clock – Jardins Anglais – foto). Há outros pontos irresistíveis para explorar: a catedral St-Pierre, o Grande Teatro de Genebra, o Muro da Reforma (Mur de la Reformation), e o Museu do relógio. Você pode optar por fazer um “bate e volta” para Lausanne e Montreux no 10ª dia, que são cidades belíssimas e ficam a 30 min de Genebra.

11ª dia – Genebra – Dia livre. Aeroporto no final do dia.

E então, gostou?! 🙂

É um roteiro básico para sua primeira viagem para a Suíça. Há outras cidades lindas, mas optei por estas porque são as mais históricas e você poderá conhecer um pouco da Suíça alemã (Zurique, Lucerna, Berna e Interlaken) e da Suíça francesa (Genebra, Lausanne e Montreux). Estas cidades também ficam em uma rota onde você perderá pouco tempo com deslocamentos.

Se tiver mais tempo, vá para Zermatt (ao sul – parta de Interlaken) e para Lugano (Suíça italiana – parta de Zurique ou Lucerna).

Se voce quer curtir a Suíca no inverno (e as estações de esqui), fique mais tempo em Interlaken, Zermatt, St. Moritz e Gstaad.

Dicas:

1) Escolha cidades que você nao precisa gastar muito tempo no deslocamento;

2) Vá com uma mala pequena e leve para poder se deslocar melhor;

3) Vá de trem! São pontuais, rápidos e práticos. Além do mais, eles passam por lugares lindos com paisagens emocionantes!! (Leia: Swiss Pass: O que é, como comprar e como usar e Como andar de Trem na Suíça);

4) Vá de trem 2! As estações de trem ficam nos centros históricos das cidades e bem perto de tudo. Se for de carro, terá que estacionar longe das principais atrações (isso vale para bate e volta);

5) Se for fazer passeios com os Trens Cênicos, leve em consideração que eles são lentos e que você gastará quase um dia todo no percurso;

6) Lembre-se, no inverno é muito frio! (leia: Qual a melhor época para viajar a Suíça? e Suíça: Informações Básicas e 10 dicas para viajar melhor pela Suíça). Fica muito mais difícil fazer roteiros onde voce precisará ficar andando pelas cidades… Prefira o inverno para curtir os Alpes);

7) Só há um lugar na Suíça onde há neve o ano todo: Jungfraujoch – Top of Europe;

8) Boa viagem! 🙂

Já foi para a Suíça? Deixe suas dicas de roteiros! 🙂