Qual o jeito adequado de dar banho em cachorro?

Qual o jeito adequado de dar banho em cachorro?

Ter um cão em casa é uma alegria para toda a família. Porém, o melhor amigo do homem também precisa de alguns cuidados especiais, inclusive na higienização. Dar banho em cachorro parece uma tarefa simples, mas exige certos cuidados e os produtos corretos para não prejudicar a saúde do animal.

No texto de hoje você vai entender como deixar seu pet cheiroso e limpo desde o primeiro passo, que é a escolha dos produtos, até a hora da secagem. Continue a leitura e aprenda como cuidar ainda melhor do seu animal de estimação.

1. Escolha os produtos adequados
Os produtos usados no banho do seu cão devem ser especialmente criados para banho de cães. As formulações de shampoos, condicionadores e sabonetes para humanos podem conter ingredientes que irritam a pele do animal, podendo causar alergias graves, já que os cães têm o pH da pele diferente do nosso.

O sabonete de enxofre é um produto bastante recomendado pelos veterinários. Eles possuem propriedades anti sépticas, fungicidas e antibacterianas, que limpam e combatem possíveis infecções e até sarna.

Mas fique atento: ao escolher um sabonete de enxofre, e qualquer outro produto, assegure-se de que ele deve ser especialmente desenvolvido para os cachorros.

2. Escove o cão antes de começar o banho
É importante desembaraçar os pelos dos cães antes de colocá-los no banho. Fazendo isso você consegue deslizar melhor as mãos para lavar todas as partes do corpo do cão sem que os dedos encontrem um nó pelo meio do caminho, que pode causar dor e até irritação no bichinho.

3. Cuidado com a temperatura da água e o local do banho
Se estiver bastante calor e você morar em uma casa que tenha quintal, uma opção pode ser dar um banho de mangueira no seu pet e deixá-lo secando no sol. Mas lembre-se: o clima deve estar bem quente para que o cão não fique molhado por muito tempo.

Em outros casos, como donos de animais que vivem em apartamentos ou em climas amenos, não tão quentes e frios, é preciso dar banho em um lugar fechado e com água morna. O ambiente isolado é necessário para que não entre uma corrente de ar que possa gripar o cão ou causar pneumonia. A água morna é para que o bichinho fique confortável, não podendo exagerar na temperatura para não causar queimaduras.

4. Prepare-se para o banho
Antes de ligar o chuveiro pegue uma toalha (que deve ser exclusiva do pet) e deixe-a sobre o vaso sanitário, já preparada para secar o animal. Pegue também os shampoos, condicionadores e sabonetes e regule a temperatura da água. Só então pegue o animal e comece o banho.

Uma informação muito importante: muito se discute o uso do algodão nas orelhas do cão, para impedir a entrada de água. É importante impedir que o líquido entre no ouvido do animal, porém, colocar um chumaço de algodão comum pode fazer com que o mesmo fique encharcado e, consequentemente, que entre ainda mais água no ouvido. Não se esqueça de fixar as bolas de algodão na entrada do ouvido do cão e não empurrá-las.

Dê preferência para os algodões impermeáveis, vendidos em lojas especializadas, para que a entrada de água seja totalmente bloqueada e evitar problemas graves, como a otite, uma infecção nos ouvidos que pode causar sérios problemas para os cães.

5. Dê o banho na ordem correta
Esfregue, primeiro, em volta do pescoço do cão, para que possíveis pulgas não migrem para o rosto do animal, caso elas existam. Depois massageie delicadamente, mas com firmeza, todo o corpo do cãozinho, em um movimento que vai do pescoço para o rabo. Tenha certeza de esfregar com as mãos todas as partes do animal, inclusive entre as patas, as áreas íntimas e o rabo. Enxágue bem.

Em seguida, passe o condicionador. É importante que esse produto seja utilizado pois, assim como no cabelo humano, o condicionar age hidratando e deixando os fios mais macios e fáceis de pentear. Depois enxágue e remova todo o produto do pelo do animal.

6. Lave o rosto
Umedeça as mãos e, com cuidado, vá molhando o rosto do cachorro sem deixar que entre água nas orelhas e nos olhos. Espalhe cuidadosamente uma gotinha de shampoo pelo rosto enquanto massageia delicadamente. Com as próprias mãos, jogue um pouco de água no rosto dele e retire todo o produto.

Procure conversar e agradar seu cão nesse momento. A maioria dos bichinhos se incomoda muito para lavar o rosto e podem ficar irritados ou inquietos. Tenha paciência e tente acalmá-lo.

7. Seque seu pet muito bem
Muitas pessoas costumam pular este passo, e até pensam que seja desnecessário, mas além de dar banho em cachorro é preciso secá-lo.

Quanto maior e mais felpuda for a toalha, mais eficaz ela será. Enrole o bichinho e passe delicadamente a toalha por todas as partes do corpinho para retirar todo o excesso de água. Não se esqueça de dar um petisco para que ele associe esse ritual a uma coisa boa.

Ligue o secador de cabelos na temperatura morna e comece a secagem do pelo. Deixe o aparelho longe do pelo do animal em 20 cm para não correr o risco de queimaduras. Certifique-se de secar todas as partes do animal, já que a umidade pode ser um convite para infecções e até para a pneumonia.

8. Finalize e limpe as orelhas
Com o pelo seco, utilize uma escova especial para cães para pentear e deixar o pelo ainda mais macio. Se quiser, aplique um perfume específico para cães, ou um óleo de hidratação no caso de animais de pelo longo. Não se esqueça de que o pelo dos bichinhos também precisa ser hidratado e bem cuidado!

Com uma gaze enrolada nos dedos e um produto especial para limpeza de orelhas, passe o dedo na entrada do ouvido do cão (depois de retirar a bola de algodão) e remova a sujeira que pode existir ali. Pegue outra gaze e limpe delicadamente o olho, da mesma forma. Apenas tome cuidado com unhas muito compridas, que podem machucar essas partes tão delicadas do animal.

Dar banho em cachorro é uma tarefa trabalhosa, mas com o tempo você pega o jeito e vai acostumando seu pet a não ficar inquieto. Com paciência, amor e os produtos certos, seu bichinho estará sempre cheiroso, bem cuidado e o mais importante: livre de doenças e infecções.

Agora que você já sabe tudo sobre como dar banho corretamente em seu companheiro, ajude seus amigos a proporcionar um banho correto e revigorante para seus pets compartilhando esse texto em suas redes sociais.

Posted in Pet