Mesário da estreia de Pelé lembra atrapalhada

Mesário da estréia de Pelé lembra atrapalhada
Mesário confundiu Pelé com um juvenil que também entrou no segundo tempo

promoção LANCE!, que resgatou uma das camisas de Pelé, fez Nelson Cerchiari voltar no tempo. Mesário na estréia do Rei do Futebol entre os profissionais do Santos, ele simplesmente atribuiu o primeiro tento do craque para um outro jogador.

– Me confundi. Na época o Pelé era um menino desconhecido entre muitos veteranos – disse Cerchiari, atualmente aposentado.

A trapalhada aconteceu em 7 de setembro de 1956. Num amistoso que serviu de comemoração do Dia da Independência, no Estádio Américo Guazzelli, em Santo André.

O adversário do Santos foi justamente o Corinthians, mas não o tradicional rival da capital, uma das vítimas preferidas de Pelé. Tratava-se do homônimo do ABC, que disputava a Segunda Divisão da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Na goleada de 7 a 1, o Rei do Futebol saiu do banco de reservas e marcou extamente às 16h34min o sexto tento. Lançado em profundidade, ele avançou até a área, deu uma paradinha e tocou por debaixo das pernas de Zaluar (goleiro veterano, que chegou a ser reserva da Seleção Brasileira).

Então representante da Liga local, Cerchiari anotou o tento para Raimundinho, um juvenil que também entrou em campo. Tal como Pelé, o garoto era negro, magrelo e atuava no ataque.

– Só descobri o erro uns dez anos depois, quando ocorreu outro amistoso em Santos e o Del Vecchio (atacante do Peixe) comentou. Logo em seguida, o Pelé confirmou tudo numa reportagem de TV e eu fui imediatamente mudar – revela.

Cerchiari retornou à Liga, remexeu os arquivos e achou a súmula. Então ele decidiu fazer uma nova, mas desta vez caprichada.

– Não tinha um impresso específico e os capitães não assinavam na época. Esta história é fogo, de vez em quando algum amigo ainda brinca comigo – confessa.

A façanha levou Cerchiari a montar um arquivo, com inúmeros jornais, fotos e outros documentos. E a seguir o maior camisa 10 da história a cada visita a Santo André.

– Eu falo e provo – gaba-se.