Saltar de paraquedas: perigos e benefícios

Saltar de paraquedas é uma atividade repleta de adrenalina que pode proporcionar muita diversão. No entanto, é importante lembrar que saltar de paraquedas também pode ser perigoso. Por isso, é importante estar ciente dos riscos antes de fazer a atividade.

Neste artigo, vamos abordar os perigos e benefícios de saltar de paraquedas para que você possa decidir se a atividade é ou não para você.

saltar de paraquedas

Os riscos e perigos do saltar de paraquedas

Apesar dos vários benefícios, saltar de paraquedas ainda é um dos esportes mais perigosos.

No entanto, se você cumprir as recomendações de segurança, poderá ficar tranquilo para viver essa experiência.

Conheça alguns riscos de saltar de paraquedas.

 

  • Velocidade

 

Apesar de existirem vários perigos de saltar de paraquedas, o maior deles é a alta velocidade do salto.

Você pode atingir uma velocidade máxima de cerca de 120 km/h durante o salto, o que pode causar ferimentos graves, até mesmo morte, se não estiver equipado adequadamente.

É importante que você use equipamentos de segurança, como capacetes, óculos de segurança, luvas e roupa de proteção, para minimizar os riscos.

 

  • Inexperiência e julgamentos equivocados

 

Julgamentos incorretos também podem levar a acidentes. Muitos iniciantes não conhecem profundamente as condições atmosféricas e seus efeitos sobre o comportamento dos paraquedas.

Estar consciente do lugar, das condições climáticas e dos horários de ventos e correntes de ar é importante para o sucesso de um salto de paraquedas.

Colisões com outros saltadores também podem ocorrer devido à falta de juízo e conhecimento sobre os espaços aéreos no qual estão praticando esse esporte.

Por isso, reforçamos mais uma vez a importância de contar com um profissional experiente acompanhando o seu salto.

 

  • Falta de manutenção dos equipamentos

 

Os problemas de equipamento têm sido a principal causa de acidentes nos últimos anos, pois muitos paraquedistas não fazem a manutenção correta e regular de seus equipamentos.

Assim, a má conservação pode causar defeitos e falhas, como a não abertura do paraquedas, que pode levar a uma queda livre.

Certifique-se de que os equipamentos que serão utilizados passaram por manutenções periódicas e estão de acordo com todas as normativas.

A importância do treinamento NR35

De fato, saltar de paraquedas pode ser uma experiência espetacular e extraordinária para quem está sempre procurando aventuras e algo novo.

No entanto, o ato de saltar de paraquedas e trabalhar em altura também envolve riscos sérios, que devem ser conhecidos e considerados antes de decidir se deve ou não realizar tal atividade.

É por isso que a legislação NR 35 sobre trabalho em altura é extremamente importante para que os paraquedistas se mantenham seguros e mantenham, também, as outras pessoas em segurança.

A NR 35 foi desenvolvida para prevenir e reduzir os riscos de acidentes e incidentes relacionados às atividades em altura, e é aplicável a qualquer pessoa que exerça atividades envolvendo trabalho em altura, como o paraquedismo.

A certificação na norma NR35 fornece diversas informações fundamentais para paraquedistas e outras pessoas que trabalham em alturas, como as habilidades necessárias para o bom funcionamento dos equipamentos e tranquilidade de todos envolvidos.

A norma também aborda medidas de segurança que devem ser tomadas, bem como as responsabilidades do empregador com o treinamento dos profissionais em relação à segurança.

Realizando o curso de NR35, os participantes terão informações e recursos para trabalhar em ambientes seguros e evitar acidentes quando o salto de paraquedas ou o trabalho em altura estiver em prática.

Por isso, o treinamento NR35 não apenas alerta para as possíveis ameaças, mas também nos proporciona os meios para preveni-las. Além disso, nos permite conhecer as práticas essenciais relacionadas ao salto de paraquedas.

Dessa forma, as pessoas envolvidas nas atividades de trabalho em altura e paraquedismo, alcançam a segurança necessária para realizar seus trabalhos com segurança para que possam desfrutar dos benefícios desta experiência. 

Vamos descobrir quais são esses benefícios?

Quais são os benefícios do saltar de paraquedas?

Saltar de paraquedas pode ser um passatempo emocionante ou até mesmo um esporte radical. 

Ainda que o paraquedismo possa ser bastante arriscado, muitos dizem que vale a pena.

Conheça alguns dos benefícios e decida por você mesmo!

 

  • Sensação de liberdade

 

Uma das principais vantagens do paraquedismo é a sensação de liberdade que ele proporciona. Ao saltar de paraquedas, você desfruta do tempo no ar e de toda a paisagem, vista de um ângulo único.

Essas sensações reforçam o que muitos saltadores dizem: a liberdade ao voar no ar é indescritível.

Além disso, o paraquedismo pode ser uma atividade que estimula sua criatividade e liberdade, permitindo-lhe explorar diferentes saltos e lugares.

 

  • Aumenta a autoestima e a coragem

 

O paraquedismo também pode ajudar você a desenvolver autoestima e coragem.

Não é incomum que pára-quedistas que tomaram a decisão de saltar de paraquedas saiam desse desafio com um maior senso de confiança.

Além disso, muitos aproveitam a experiência como um meio de superar medos e desenvolver uma maior capacidade de enfrentar desafios.

 

  • Oferece uma nova perspectiva

 

Saltar de paraquedas pode dar a você uma visão da vida que é diferente da maioria, tornando-o mais consciente da beleza e da magia de lugares que, talvez, você não dê a devida importância.

É também gratificante testemunhar a experiência e as paisagens únicas que você pode encontrar a qualquer altura. Se você estiver pronto para enfrentar os riscos, saltar de paraquedas pode oferecer benefícios únicos. Ainda assim, antes de decidir enfrentar esse desafio, é importante garantir que você entenda todos os riscos envolvidos.

E aí, decidiu saltar de paraquedas?

Agora você com certeza já sabe que saltar de paraquedas é uma atividade extremamente prazerosa, que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Porém, é importante estar ciente dos possíveis riscos envolvidos, para tomar as devidas precauções.

Assim, você poderá se divertir ainda mais e sem medo! Saltar de paraquedas com segurança é possível quando feito por profissionais experientes, como os instrutores certificados, e que apresentam preocupação com os seus equipamentos.

Depois desses alertas, é hora de encontrar o instrutor ideal para te acompanhar nessa aventura!