10 Suculentas Para Crescer Dentro de Casa

10 suculentas para cuidar dentro de casa

As suculentas são plantas muito atrativas que podemos encontrar numa grande variedade de diferentes formas, cores e texturas. Por isso e pela facilidade de cuidar e se multiplicar, são as plantas preferidas de muita gente. O ideal, em minha própria experiência, é cultivá-los ao ar livre; mas isso não significa que não possa ser feito dentro de casa. Não sou muito bom nisso, porém conheço pessoas que o fazem sem problemas. Mas nem todos os tipos de suculentas são fáceis de cuidar dentro de casa, algumas funcionam melhor do que outras.

O maior obstáculo para manter uma suculenta dentro de casa é a falta de luz solar. Qualquer planta precisa de luz solar para crescer e há algumas que precisam dela diretamente. Você precisará fornecer às suas plantas o máximo de luz possível, mas pode ser mais fácil se você escolher suculentas que crescem bem em locais mal iluminados.

Existem algumas orientações gerais que podem ajudá-lo a escolher uma suculenta para manter dentro de casa. A maioria das suculentas com cores vivas precisa de forte luz do sol para manter sua cor, então é melhor selecionar plantas com tons suaves que não requeiram tanto sol.

Também é aconselhável não escolher suculentas com formas compactas , como em forma de roseta, echeverias, sempervivums e semelhantes. Quando as suculentas não recebem luz suficiente elas tendem a esticar e perder a densidade da folhagem, naquelas suculentas com folhas muito compactas o efeito é muito feio a planta que, com o tempo, perde sua forma original. É melhor escolher suculentas que naturalmente tenham espaço entre as folhas e não apareçam deformadas se forem esticadas.

Gêneros e espécies de crescimento lento também funcionam melhor em ambientes fechados . A razão é a mesma, elas se alongam menos do que aquelas que crescem rápido.

Existem muitas suculentas que atendem a esses requisitos, certamente muito mais do que eu mesmo. Mas, para ajudar, vamos dar uma olhada em alguns que se encaixam nas condições de pouca luz que enfrentam quando crescem em ambientes fechados. Clique em cada nome para saber mais sobre eles.

Rabo de Burro Sedum morganianum

De cor verde suave, suas folhas permanecem compactas mesmo com pouca luz. Ele se espalha muito facilmente a partir de caules e folhas.

Suculenta Zebra Haworthia fasciata
O crescimento lento quando a luz é baixa permite que ele mantenha sua forma compacta. Situações estressantes, como a falta de luz, dão uma tonalidade roxa.

Haworthia Reinwardtii
Sua tonalidade verde exclusiva e crescimento lento a tornam uma candidata para cultivo interno. Ele cresce em colunas. Imagem: worldofsucculents

SUCULENTA PLANTA JADE (CRASSULA OVATA)
Uma planta verde e altamente ramificada que funciona muito bem em ambientes internos. É uma suculenta muito popular.

Suculenta Orelha de Gato Kalanchoe tomentosa
Apresenta uma cor verde acinzentada suave com ligeiras nuances tostadas que não necessita de muita luz para manter o seu porte. A textura aveludada de suas folhas é muito atrativa.

Suculenta Aeonium Kiwi
Mesmo com pouca luz, ele mantém alguns tons rosados na borda de suas folhas verdes. Talvez o menos resistente a manter sua forma compacta de todos os desta lista, ele ainda cresce muito bem em ambientes internos.

Suculenta Colar de pérolas Senecio Rowleyanus
Verde homogêneo com forma pendente. Uma suculenta perfeita para plantar nas bordas de um vaso e deixar seus galhos transbordarem pendurando-o.

Orelha de Shrek Crassula Gollum
Tem uma bela forma tubular que permanece homogênea mesmo com pouca luz. Também mantém os matizes avermelhados das pontas de suas folhas.

Suculenta Crassula perforata
Não é excessivamente compacto, o que mantém sua estrutura mesmo quando a luz é escassa. As bordas avermelhadas das folhas são um de seus grandes atrativos.

Faucaria tigrina
Os filamentos na borda das folhas lembram as presas de um animal e lembram enormes mandíbulas abertas. Tem folhas muito curiosas e com bastante luz, produz flores amarelas. De crescimento lento, mantém sua forma mesmo em condições de pouca luz.

Plantas suculentas dentro de casa
As suculentas são muito actuais, a sua popularidade baseia-se em duas razões simples: são muito bonitas e fáceis de cultivar.

Tecnicamente, uma suculenta é qualquer planta com órgãos grossos e carnudos nos quais armazenam água. Suculentas coletam água em suas folhas, caules ou raízes. São plantas que se adaptaram para sobreviver em condições áridas em todo o mundo, desde os desertos da África até os da América do Norte. Felizmente, esse mecanismo de adaptação resultou em uma variedade incrível de formas e folhas interessantes: colunas espessas, rosetas variegadas ou colunas espessas com folhas das formas mais peculiares.

O grupo suculento inclui plantas bem conhecidas, como aloe e agave, e muitas plantas quase desconhecidas. Os cactos são um subconjunto especial do grupo das suculentas. As suculentas são plantas fabulosas para vasos, como uma única espécie ou em conjunto com outras em composições espetaculares.

Necessidades de plantas suculentas cultivadas dentro de casa
Não importa que tipo de suculenta seja cultivada, as necessidades são bastante semelhantes entre as diferentes espécies e todas precisam desses cuidados para crescer bem.

Luz brilhante
As suculentas precisam de luz solar forte, em alguns casos até de sol direto. A melhor localização para eles é muito perto de uma janela voltada para o sul. As folhas são um indicador claro de se estão recebendo luz suficiente ou não. Se eles estiverem mal iluminados, a planta começará a se esticar em um caule alongado com folhas bem espaçadas. Isso é conhecido como estiolamento. Por outro lado, algumas suculentas queimam se forem muito expostas à luz solar direta. As folhas ficam descoloridas e manchas marrons aparecem nelas à medida que os tecidos moles são destruídos.

Temperatura
Como regra geral, as suculentas podem tolerar até 5ºC. Existem exceções, como sempervivum, que pode resistir a alguns graus abaixo de zero. A faixa de temperatura ideal para uma suculenta dentro de casa é entre 21ºC e 26ºC durante o dia, e entre 10ºC e 12ºC à noite.

Irrigação
As suculentas devem ser regadas generosamente no verão e o substrato de envasamento deve secar entre as regas. Durante o inverno, a atividade das plantas diminui, as regas podem ser mais espaçadas.

O excesso de água causa o apodrecimento das plantas. Uma suculenta com excesso de água pode parecer saudável, mas esconde o problema, que começa na raiz. Nunca devemos permitir que as raízes permaneçam alagadas.

Sintomas de rega incorreta em suculentas
Excesso de água
As folhas das plantas molhadas parecem macias, grossas e descoloridas. Perdem a cor original e ficam brancos ou amarelos com aspecto translúcido. Uma planta nessa condição pode ser irrecuperável, mas você ainda pode tentar removê-la do vaso e inspecionar as raízes. Se estiverem marrons e apodrecidas, corte as raízes mortas e replante em substrato mais seco ou corte e propague a planta-mãe.

Sob irrigação
As suculentas precisam de água durante a estação de crescimento (primavera e verão). Uma planta com pouca rega primeiro para de crescer e depois começa a perder folhas. Também é provável que manchas marrons apareçam nas folhas e que elas sequem e se tornem quebradiças.

Substrato para suculentas em potes
A mistura de envasamento deve escorrer rapidamente. Existem substratos projetados especificamente para cactos e suculentas, mas você pode fazer um em casa modificando uma mistura normal com areia de sílica ou cascalho muito fino para aumentar a aeração e drenagem.

Fertilizante
Suculentas cultivadas em casa não requerem fertilizantes, especialmente nos meses mais frios e mais escuros do inverno. Na primavera e no verão podem ser pagos com uma pequena quantidade de fertilizante. Por experiência, metade da dose indicada na embalagem de um fertilizante geral para plantas de interior é suficiente.

Amplie as informações: conheça o ciclo de vida das suculentas e aprenda a regá-las bem seguindo o método correto.