Suculenta Rabo de burro

Suculenta Rabo de burro ou Sedum morganianum.

Dentro da família Crassulaceae, o gênero Sedum engloba mais de 350 espécies distribuídas em zonas frias e temperadas em todos os continentes. O Sedum morganianum é um deles, um sedum de regiões temperadas, nativo do México e da América Central.

Outros nomes vernáculos para esta planta são: burro, rabo de burro, ovelha ou trança indiana.

É uma perenifólia suculenta, ereta, que fica pendente à medida que os caules crescem, podendo atingir meio metro de comprimento. As folhas são carnudas, lanceoladas, como pérolas alongadas que crescem juntas. No final da primavera ou início do verão, eles podem florescer produzindo pequenas flores vermelhas ou rosa nas pontas dos caules.

Luz e temperatura

Eles podem viver em áreas expostas ao sol se o sol do meio-dia for evitado, mas é melhor colocá-los em uma sombra clara ou em um local bem iluminado. Embora onde eles vivam melhor seja ao ar livre, ao ar livre, é uma das suculentas adequadas para o cultivo dentro de casa. No inverno não devem ser expostos a temperaturas inferiores a 5ºC.

Irrigação

Como todas as suculentas, este sedum é muito tolerante à seca. Deve ser regado regularmente na primavera e no verão, molhando abundantemente o suporte e aguardando que seque antes de voltar a regar. No outono as regas podem ser reduzidas e no inverno não serão necessárias.

Chão

Devemos plantá-lo em um substrato leve e bem arejado, que drena rapidamente e não endurece. Substratos comerciais para suculentas são a melhor solução, embora possamos fazer misturas muito semelhantes em casa, feitas por nós mesmos. Se estiver em vaso e for muito pequeno, o transplante deve ser feito na primavera.

Assinante

Você só precisa de um pequeno suprimento de composto na primavera. Um punhado de vermicomposto ou esterco espalhou-se pelo solo.

Doenças e pragas

Sedum morganianum é uma planta muito resistente, provavelmente não sendo atacada por insetos ou doenças, a menos que seja regada em excesso. O excesso de água pode afetar o aparecimento de fungos e as doenças que eles trazem.

Cultura

Eles são muito bonitos pendurados em vasos e floreiras. Eles também são muito adequados para jardins de pedras ou em paredes. Eles podem ser podados para obter uma forma mais ramificada. É sempre aconselhável fazer isso para eliminar caules secos e flores murchas.

Multiplicação

Embora os especialistas digam que é possível fazer por sementes, para os amadores é muito mais fácil fazê-lo por estacas. Basta cortar um pedaço do caule e plantar em uma vasilha, regando suavemente com um borrifador até que se agarre. É mais complicado, mas você também pode fazer o mesmo com mudas de folhas: coloque algumas folhas no substrato e regue com um spray de vez em quando, com o tempo uma nova planta se formará.

Esta planta deve ser manuseada com cuidado porque as folhas caem muito facilmente.