Porque utilizar o WhatsApp Business no ramo de Seguros?

Porque utilizar o WhatsApp Business no ramo de Seguros?
No último dia 25, foi lançado no Brasil o WhatsApp Business, um aplicativo voltado para pequenas empresas, disponível gratuitamente em Android. Mas o que muda em relação ao WhatsApp “normal” para o corretor de seguros? Nesse artigo, vamos pontuar as vantagens de se utilizar a versão “business” do aplicativo no seu dia a dia, para deixar o contato com seus clientes ainda mais fácil.

Separe seu número pessoal do profissional no mesmo aparelho
A maioria dos corretores que trabalha conosco utiliza o mesmo aparelho para assuntos profissionais e pessoais. Isso, até então, fazia com que os contatos e mensagens pessoais e profissionais se misturassem dentro do mesmo WhatsApp. Uma mensagem de um cliente pedindo uma cotação era “jogada para baixo” por uma mensagem do grupo da família.

Agora você pode instalar os dois aplicativos (WhatsApp e WhatsApp Business) em um mesmo aparelho de telefone e assim separar os assuntos profissionais e pessoais. Você ainda precisará de dois números de telefone, um para cada, mas na versão “business” esse número pode ser diferente do número do próprio aparelho e poderá ser inclusive um número fixo (você pode, por exemplo, utilizar o número fixo da sua corretora). Ficou muito mais fácil: agora você pode combinar o horário para buscar seu filho na escola por um aplicativo, e no outro, deixar marcada uma conversa de follow-up com o seu cliente. Tudo no mesmo aparelho. Ah, e pode continuar utilizando também o WhatsApp Web, que é a versão do aplicativo para o desktop!

E claro, poderá ter uma foto de perfil tomando cerveja na praia no WhatsApp “normal” e uma de camisa social com o logo da corretora no fundo com foto de perfil do WhatsApp Buinsess.

Deixe disponíveis seus horários de atendimento
Alguns corretores se incomodam em passar o WhatsApp para os clientes por medo de começarem a receber mensagens de trabalho a qualquer hora do dia, ou da madrugada. Esse problema está resolvido, pois você pode definir no seu perfil comercial do WhatsApp quais são os horários de atendimento da sua corretora, bem como definir uma mensagem automática para quando não estiver trabalhando. Isso é ótimo, pois o seu cliente saberá que você recebeu a mensagem mas que só responderá no horário comercial, ajustando assim suas expectativas.

Ganhe tempo configurando mensagens automáticas
As perguntas dos seus clientes muitas vezes se repetem. As informações que você pede para o seu cliente também se repetem. E estas situações fazem com que você tenha que digitar as mesmas coisas dezenas de vezes. Não mais! Agora você pode configurar mensagens rápidas que ficarão salvas para você possa enviar sempre que surgir a necessidade de enviar uma dessas mensagens frequentes. Você salva cada mensagem repetida em uma espécie de “atalho” e da próxima vez bastará digitar, por exemplo, “/info” que o WhatsApp Business substituirá pela mensagem original, que poderia ser algo como “Estou te passando a lista de informações e documentos que vamos precisar: …”. Bem mais simples, não?

Garanta o tratamento adequado por perfil de cliente separando-os por “tags”
Quanto mais sua carteira cresce, maior fica sua agenda. E ali se misturam clientes antigos, clientes para renovação, potenciais e ex-clientes. E você pode acabar se perdendo. No WhatsApp Business você consegue classificar seus clientes com “tags”, que são uma espécie de etiqueta. Assim, você separa seus clientes por categorias. Uma sugestão de classificação seria separar os seus contatos com essas “tags” que você mesmo pode personalizar. Assim, rapidamente você conseguirá acessar aqueles clientes que já são ativos e aqueles que ainda são potenciais clientes, (os leads que você acabou de adquirir no MercadoLead, por exemplo).

Concluindo
No Brasil, 80% das empresas já utilizam o WhatsApp para negócios. Já falamos sobre isso no artigo Vendendo Seguros com WhatsApp – Guia Rápido. Com o WhatsApp Business, você consegue se organizar melhor para entrar em contato com os seus clientes.

E você? Já vende seguros pelo WhatsApp?