Rio Sena Paris

O emocionante passeio no RIO SENA PARIS— e dicas para que seja ainda mais inesquecível, um dos momentos mais marcantes de uma viagem à França é o passeio de barco no Rio Sena, em Paris, passeio tradicional na cidade. Muitos turistas que conheço que viajaram até Paris, não fizeram esse passeio, por incrível que parece, talvez por falta de interesse ou por distração total, ou porque, em excursão, o pacote comete o pecado de não incluir isso. Essas pessoas, então, limitam-se a andar às margens do Sena ou a vê-lo pelo alto, geralmente de cima da Torre Eiffel.

Entre muitos turista existe o lema de que “Ir à França e não passear pelo Sena é como ir a Roma e não entrar no Coliseu”. (Uma pessoa me disse “É como ir à Itália e não comer pizza”, mas essa comparação não vale, porque pizza na Itália é horrível. :-P)

Como é um passeio no Sena? O que se vê? A seguir, dicas especiais para um passeio mais vantajoso… e fotos, muitas fotos (30!).

Nos barcos, os melhores assentos são os da parte superior e em área descoberta. A visão é ampla, confortável. Aprecie com prazer os cenários à vontade. [Pra variar, sempre há turistas japoneses em todos os lados, clicando mil vezes por segundo suas potentes câmeras. Eu não fico pra trás. Acho até que tiro mais fotos que eles. Sempre digo que devo ter um toque de japonês no sangue (alô! mãe???). De fato, nas viagens, sou o único não japonês “desesperado” por fotos, fotos, fotos, cliques e mais cliques. No Egito, um espanhol achou engraçado o quanto fotografo e disse que alguma coisa de japonês eu tenho no sangue.]

Passeio de barco no Rio Sena De meu barco, a céu todo aberto, eu observo um modelo coberto de barco. Naquele, a visão não é tão privilegiada.

Os barcos percorrem em ritmo tranquilo. Passam por locais como a Catedral de Notre-Dame, ponto túristico muito famoso em Paris,. Enquanto isso, alto-falantes anunciam os lugares. Preste atenção, principalmente porque o som não costuma ser muito claro (parece som de igreja).

Não espere português nos anúncios. Em meu passeio, falaram em francês (é claro!), em inglês, em espanhol e em japonês. (Japonês não poderia faltar. Se eu tivesse recebido 1 euro cada vez que vi um japonês, teria juntado dinheiro bastante para comprar a Torre Eiffel. Bom, eu achei ótimo, porque sou fã dos japoneses. 🙂 ) Passeio de barco no Rio Sena Notre-Dame.

Barcos descobertos são fantásticos, mas exigem dois cuidados especiais — e óbvios. Evite o passeio em dias chuvosos. E, com ou sem chuva, se não for verão, prepare-se para o forte vento frio. Sem roupa adequada, você pode perder o prazer do passeio. Vi turistas encolhidos, mal olhando para os lados.

Há vários passeios por dia. Se você viajar por pacote turístico fechado, provavelmente terá esse passeio no Sena — com hora determinada. Fica difícil exigir o momento do passeio; dependerá de sorte. Se estiver por conta própria, escolha à vontade. Mas aqui vai uma dica esperta: um passeio que comece no finalzinho da tarde. Desssa forma, a maior parte do itinerário será durante o dia; depois, ao cair da noite, você pode ver as luzes aparecendo aos poucos, assim como a iluminação da Torre Eiffel. É um espetáculo à parte.

O cair da noite depende da época do ano. No verão europeu, em países como França, Itália, Espanha e Portugal é comum termos claridade às 9h30 da noite. Você verá isso daqui a pouco em uma foto. Primavera e outono também estendem um pouco a luz do dia.
Passeio de barco no Rio Sena

Prefere sentar-se durante todo o passeio? Procure não chegar com atraso, assim você escolhe os melhores lugares. Mas as pessoas podem se levantar, andar, buscar vistas melhores para apreciar e fotografar. Acho que fiquei sentado só durante uns dez por cento do percurso. No início, fiquei preocupado com um bom assento, mas depois eu me desliguei disso. Passeio de barco no Rio Sena Os assentos são muito disputados. Mas depois eu entendi que — pelo menos para mim — um bom lugar não é importante, pois o melhor foi ficar de pé. E por falar em lugar para sentar… Aconteceu uma coisa muito interessante comigo no início do passeio.

Cheguei atrasado com minha família. Éramos três. Não havia mais nenhuma sequência de três assentos disponíveis. Por um tempo, fiquei parado, analisando o ambiente. Não, não tinha jeito. Ficaríamos separados.

Começávamos a nos acomodar quando de repente eu senti suaves batidinhas no ombro. Virei-me e vi uma senhora japonesa. Ela só se comunicava em japonês, por isso “conversou” comigo por meio de gestos. Indicou que havia reorganizado os parentes e amigos que estavam com ela só para que sobrassem três assentos um ao lado do outro. Gentil, delicada, pediu que eu me aproximasse com a minha família. Desde o início ela percebra a minha situação e estava preocupada. Não acreditei! Foi emocionante, até! Tinha que ser japonês! 🙂 Passeio de barco no Rio Sena, em Paris A doce e simpática japonesa que me ajudou. Exemplo de simpatia, bondade, cordialidade, CULTURA.

A seguir, mais algumas fotos de meu passeio, com informações quando necessário. A famosa rádio francesa RADIO FRANCE. Observe o relógio digital: 9h20 da NOITE. Viu como ainda está claro? (O mês era maio.) Não se esqueça de observar isso ao escolher, se possível, horário para viajar em metade dia, metade noite. √ Preços, horários, duração de passeio e outros detalhes podem sofrer alterações a qualquer hora. Assim, as estações do ano podem alterar os horários. Prefiro não especificar nada aqui. Acho mais conveniente mostrar uma pequena lista de sites oficiais de companhias que eu vi, para você se informar melhor sobre os passeios e se preparar. Aqui está:

BATEAUX-MOUCHES
A companhia mais famosa por lá.
Oferece opção de passeio com almoço/jantar.
Você pode fazer reservas on-line.
www.bateauxmouches.com
BATEAUX PARISIENS
Outra opção de muita qualidade. Que tal um embarque ao pé da Torre Eiffel?
Também oferece opções com almoço/jantar.
Faça reservas on-line.
www.bateauxparisiens.com
LA MARINA DE PARIS
Pelo menos até onde sei, opções apenas com refeição. É uma companhia elogiada.
Também oferece reservas on-line.
www.marinadeparis.com